Em seis meses, Prefeitura de Curitiba nomeia mais de mil profissionais de carreira para diversas áreas

Em seis meses, Prefeitura de Curitiba nomeia mais de mil profissionais de carreira para diversas áreas

O Salão de Atos do Parque Barigui ficou lotado na manhã desta quarta-feira (5/12) para a celebração feita para receber parte dos mais recentes servidores da Prefeitura de Curitiba. De 15 de maio a 30 de novembro, ou seja, em pouco mais de seis meses, o município nomeou 1.071 profissionais que assumiram suas atividades profissionais em diferentes secretarias.

O prefeito Rafael Greca, os secretários da Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação, Alexandre Jarschel de Oliveira, da Educação, Maria Silvia Bacila, e o presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Alexandre Matschinske, celebraram a chegada dos servidores. Cerca de 300 compareceram à cerimônia.

Do total de 1.071 servidores, mais de 700 foram designados para a Secretaria da Educação e mais de 240 foram para a Secretaria Municipal da Saúde, pastas estratégicas para a Administração Municipal.

Durante a cerimônia, o prefeito fez questão de nominar cada uma das 24 carreiras para que os servidores empossados neste ano pudessem levantar-se e ser vistos pelos demais colegas. Bem no início do seu discurso, surpreendeu a plateia ao dar as boas-vindas à psicóloga Gabriela Conduru Fernandes da Silva e fazer a sua autodescrição a ela, que é deficiente visual.

Orgulho

“Somos uma cidade notável que se destaca por ser orgulho do Brasil e referência para o mundo”, defendeu o prefeito Rafael Greca ao grupo, destacando a importância dos parques da cidade como exemplos de macrodrenagem e o uso da energia solar, citando a Pirâmide Solar de Curitiba – Parque Fotovoltaico da Caximba.

“Hoje nós somos, por título dado em Barcelona, na Espanha, a cidade mais inteligente do mundo. Vocês também são funcionários de uma cidade ecológica onde há mais de 30 anos nossa população sabe que o lixo que não é lixo não vai pro lixo. Também somos uma cidade resiliente. E somos uma cidade educadora. O nível de Curitiba é extraordinário”, completou o prefeito, que também é servidor de carreira.

Ele manifestou seus votos aos novos servidores. “Desejo uma vida cada vez mais intensa, que possam fazer um trabalho primoroso, que tenham satisfação e que possam criar seus filhos. Aproveitem a sua vida na Prefeitura de Curitiba”, completou o prefeito, antes de cantar com os servidores o Hino de Curitiba.

O secretário Alexandre Jarschel de Oliveira falou do compromisso da gestão com os funcionários e citou o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração da Prefeitura, aprovado há alguns meses pelos vereadores e sancionado pelo prefeito Rafael Greca. “Agora temos um Plano de Cargos justo e sustentável”, resumiu.

Vida nova

A possibilidade de crescer na carreira pública é a motivação da profissional do magistério Gabriela Gouveia Pinho, de 29 anos, que é também professora na rede particular de ensino. “Gosto de estudar. No serviço público, temos a chance de crescer”, avalia ela, que está lotada na Escola Municipal CEI Francisco Klemtz, no bairro Portão.

Gabriela compareceu à cerimônia ao lado de duas colegas de trabalho, as inspetoras (auxiliares de serviços escolares) Jessica Letícia França Lamour, de 30, e Maria Luzia de Jesus Almeida, de 52. Letícia conta que tem outros servidores públicos municipais na família. E Maria Luzia diz que recebeu o incentivo e o apoio das duas filhas para estudar e fazer o concurso. “Meu sonho de vida era ser servidora pública”, diz emocionada a sergipana que vive em Curitiba há 15 anos.  

Fiscal da Secretaria do Meio Ambiente, Allan Moreira dos Santos, de 26 anos, está animado com o trabalho. “Interessante experimentar o outro lado – passei de cidadão a servidor. E posso prestar auxílio a outros munícipes”, declara ele.

Os novos servidores de 2023 estão lotados nas seguintes secretarias: do Governo Municipal, Smap, Defesa Social e Trânsito, Educação, Meio Ambiente, Obras Públicas, Urbanismo e Saúde. Também houve nomeações para a Procuradoria-Geral do Município; instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Municipal de Administração Pública (Imap) e Municipal de Turismo; e fundações Cultural de Curitiba (FCC) e de Ação Social (FAS).

Participaram da cerimônia de boas-vindas aos novos servidores os superintendentes de Gestão de Pessoal da Smap, Luciana Varassin, e Executivo da Secretaria da Saúde, Juliano Gevaerd, além de servidores do Departamento de Desenvolvimento de Políticas de Pessoal da Smap que cuida de todas as etapas de realização do concurso público até a posse dos servidores.

Fonte: Prefeitura de Curitiba