Em visita à Regional Bairro Novo, Eduardo Pimentel inspeciona melhorias na David Tows e visita obras comunitárias

Em visita à Regional Bairro Novo, Eduardo Pimentel inspeciona melhorias na David Tows e visita obras comunitárias

O vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, vistoriou, nesta quinta-feira (18/1), as obras em andamento na Rua David Tows – via que passa pelas Regionais Bairro Novo e Boqueirão. Quase 30% das calçadas entre as Ruas Ourizona e Aurora já estão prontas. A benfeitoria faz parte do programa Caminhar Melhor.

“É mais acessibilidade para os pedestres nos dois lados da via, além de pavimento de qualidade para os veículos que trafegam por ela”, observou Pimentel, referindo-se à revitalização do asfalto antigo.

Dependendo do estado de deterioração do pavimento, a Secretaria Municipal de Obras Públicas, que coordena os trabalhos, usa as técnicas de fresa, recape ou reciclagem.

Trecho e etapas

O trabalho em execução faz parte de um trecho maior, de 1,7 km entre as Ruas José Bassa e a Izaac Ferreira da Cruz, e que está sendo executado por etapas no bairro Sítio Cercado. O trabalho começou no fim de agosto passado e deverá estar pronto no segundo semestre deste ano.

Serão 3.400 metros de calçadas nos dois lados da via, com implantação de cruzamento elevado, manutenção do asfalto em 1.360 metros, correção geométrica, acessibilidade e iluminação.

As calçadas terão faixas em concreto e paver (blocos de concreto), 118 rampas de acessibilidade para travessia dos pedestres e quase 500 m² em lajota tátil de alerta ou direcional. A rua também ganhará nova geometria em alguns trechos e remansos para estacionamento.

“Já dá pra ver que vai ficar uma beleza, além de valorizar os imóveis da região”, avaliou João Batista Montaldi, que com seus três filhos mantém uma oficina automotiva perto da David Tows.

Obras sociais

Perto dali, na antiga unidade de contraturno escolar na Escola Municipal Professora Augusta Ribas Glück, Eduardo Pimentel vistoriou as obras da nova sede do Conselho Tutelar do Bairro Novo. O novo espaço deverá ser entregue em março, marcando o fim do atendimento nas pequenas instalações do órgão, hoje em funcionamento na Vila Tecnológica.

“Estamos muito felizes com a obra da Prefeitura, pois foi por isso que batalhamos. Vai melhorar muito a qualidade do nosso trabalho”, afirmou a conselheira tutelar Jéssica Fonseca, ao lado dos também conselheiros Marisa Montaldi e Jucimar Pereira.

Na Associação Nossa Luta, que há 33 anos representa os moradores da Vila Xapinhal, o vice-prefeito foi recebido com refrigerante gelado e cachorro-quente e conheceu um pouco do trabalho cultural e esportivo oferecido pela entidade. A apresentação do espaço ficou a cargo da presidente da entidade, Maria Aparecida Nogueira, conhecida pelos moradores como Maria do Chinelo.

Participaram das atividades os vereadores Mauro Bobato e Beto Moraes; os líderes comunitários Alex da Silva (vice-presidente da Associação Nossa Luta), Maria da Paz Basso (Associação Parigot de Souza) e João Pereira (Femoclan – Federação Comunitária das Associações de Moradores de Curitiba e Região Metropolitana); o pastor Evandro Tomazzini (41ª Igreja do Evangelho Quadrangular); e o administrador regional do Bairro Novo, Fernando Bonfim.

Fonte: Prefeitura de Curitiba