Equidade de gênero marca o transporte do futuro

Equidade de gênero marca o transporte do futuro

 

A motorista do Ligeirinho Colombo/CIC, Salete do Rocio, foi uma das protagonistas da demonstração do ônibus elétrico da Higer, nesta sexta-feira (16/9), em Curitiba. Funcionária da operadora Redentor, Salete foi a escolhida para pilotar o veículo 100% elétrico durante a viagem inaugural com o prefeito Rafael Greca, imprensa e parceiros envolvidos na ação realizada no Parque Tanguá.

“Fiquei muito orgulhosa de ter sido selecionada para essa missão. Estava tensa com a responsabilidade”, confessou a mulher de 48 anos e que trabalha na operadora há dez anos, oito deles como motorista.

Salete faz parte dos 38% do total de motoristas habilitados para dirigir o Azure A12 BR, da chinesa Higer, primeira marca de veículos coletivos elétricos a participar dos testes da eletromobilidade de Curitiba neste ano. E sua participação tem sido celebrada como uma conquista para a equidade de gênero na função.

“Valorizamos as mulheres e seu desempenho em qualquer setor da sociedade”, comemorou o prefeito Rafael Greca. Hoje, estima-se que as mulheres respondem por 1% do total de motoristas da frota em circulação na cidade.

Neste fim de semana, Salete volta à boleia do ônibus elétrico, cumprindo a escala das viagens gratuitas entre o Terminal do Campina do Siqueira e o Parque Barigui no domingo (18/9). A experiência com o motor a diesel deu segurança para dominar a nova tecnologia. “Ele é muito mais confortável para o motorista, para o usuário e muito importante para o meio ambiente”, diz.

LEIA MAIS

Fonte: Prefeitura de Curitiba