Escola de Segurança Alimentar Patrícia Casillo forma 14 confeiteiros

Escola de Segurança Alimentar Patrícia Casillo forma 14 confeiteiros

A Escola de Segurança Alimentar Patrícia Casillo, no Viaduto do Capanema, acaba de formar 14 alunos que agora estão aptos a trabalhar na área de gastronomia. Eles concluíram o curso gratuito de confeitaria para restaurantes. 

A capacitação em confeitaria é uma parceria entre a Prefeitura e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que vai continuar a ofertar formações profissionalizantes nas áreas de segurança alimentar e gastronomia. 

“Esse curso é o primeiro passo para uma nova oportunidade de uma renda adicional. Em termos de possibilidades, esse curso é uma vitória”, afirma o secretário de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), Luiz Gusi, que realizou a entrega dos certificados e parabenizou a turma.

Inauguradas em março deste ano, as Escolas de Segurança Alimentar Dom Bosco e Patrícia Casillo estão conectadas ao programa Mesa Solidária, que oferece refeições gratuitas diariamente, inclusive nos fins de semana e feriados, para a população em situação de rua, risco social e insegurança alimentar e nutricional.

Nas escolas, são ofertados cursos para capacitação profissional, com conhecimentos teóricos e práticos, criando oportunidade de emprego e geração de renda.

Em busca de emprego

De acordo com a professora Eunice de Oliveira, que ministrou o curso, os estudantes saem da escola preparados para as mais diversas necessidades do mercado gastronômico. 

Lucas Santos, de 36 anos, que recebeu a certificação em confeitaria acredita que agora tem uma ótima oportunidade de encontrar o tão sonhado emprego.

“No momento estou desempregado e moro num dos hotéis sociais da Prefeitura, então esse conhecimento pode ser o que me trará uma nova renda, é o início de um projeto de vida”, explicou Lucas Santos.

No futuro, ele pretende participar de outros cursos ofertados pelas Escolas. Assim como ele, a aluna e funcionária dos Correios Graziele Divina de Oliveira, de 47 anos, pretende aproveitar esse conhecimento para explorar um novo negócio.

“Eu considero essas aulas uma aposta. É um passo adiante, um possível acréscimo da minha renda já que posso fazer doce e vender entre meus colegas, e outros clientes”, elogia. 

 

LEIA MAIS


Programação de cursos

Até novembro deste ano, as Escolas de Segurança Alimentar e Nutricional Dom Bosco, no bairro Campo de Santana, no Tatuquara, e Patricia Casillho, no Viaduto do Capanema, disponibilizam novos cursos e oportunidades de capacitação, com abertura das inscrições sempre no início de cada mês. Haverá cursos na área de empreendedorismo, aproveitamento integral de alimentos e gastronomia. Serão 540 vagas distribuídas entre as duas unidades.

Presenças

Participaram também do evento a chefe do núcleo Matriz da SMSAN, Fabiana Hammerschmdt; o diretor do Departamento de Estratégias de Segurança Alimentar e Nutricional da SMSAN, Felipe Thiago de Jesus; a administradora da Regional Matriz, Rafaela Lupion; a gerente do Departamento de Políticas sobre Drogas da Secretaria de Defesa Social e Trânsito, Simone Suarez de Souza, e a coordenadora pedagógica do Senac, Elizabeth Lima.

Confira os próximos cursos programados nas duas unidades da Prefeitura:*

  • Julho: Boas Práticas para Serviços de Alimentação
  • Agosto: Aproveitamento Integral dos Alimentos
  • Setembro: Preparo de Alimentos Congelados
  • Outubro: Boas Práticas para Serviços de Alimentação
  • Novembro: Empreendedorismo e negócios de oportunidades

*Os horários serão divulgados no início de cada mês no portal do Senac.

Mais informações: (41) 3350-3853

 

Fonte: Prefeitura de Curitiba