Especialista fala de prevenção ao uso de drogas em quartel do Exército no Pinheirinho

Especialista fala de prevenção ao uso de drogas em quartel do Exército no Pinheirinho

 

A Base de Administração e Apoio da 5ª Região Militar do Exército Brasileiro, no bairro Pinheirinho, recebeu equipe do Departamento de Política Sobre Drogas da Prefeitura de Curitiba para uma palestra educativa sobre a prevenção ao uso de drogas destinada aos recrutas das Forças Armadas, na última sexta-feira (2/9).

Ministrada pelo psiquiatra do departamento, Ricardo Luiz Malina Losso, o evento reforçou os cuidados necessários para a prevenção do uso de álcool e outras drogas. 

Losso apresentou dados epidemiológicos que demonstram que a faixa etária dos jovens militares é uma das mais suscetíveis aos problemas causados pelo abuso de substâncias. Além disso, ele também ressaltou que a dependência química é difícil de detectar, e por isso é preciso estar atento aos sintomas para evitar que a situação se torne grave.

O evento foi assistido por cerca de 100 recrutas e foi bem recebido, segundo o diretor do Departamento de Política Sobre Drogas, Tiago Ferro.

“Os militares fizeram perguntas e demonstraram interesse, em especial pelas consequências da dependência de substâncias químicas. Temos dedicado nosso trabalho de prevenção a esta faixa etária jovem, com eventos em diversas instituições e colégios”, explica Ferro. 

 

Ações de conscientização

O Departamento de Política Sobre Drogas realiza em projetos como o Intervidas e o Nova Morada, Vida Nova atividades regulares junto à comunidade de Curitiba para auxiliar na recuperação e na conscientização das complicações ligadas ao abuso de substâncias químicas.

No mês de setembro, uma programação específica para falar sobre saúde mental será lançada pelo departamento no dia 14, na Regional do Cajuru. 

A Secretaria Municipal da Saúde também terá diversas ações programadas ao longo do Setembro Amarelo, sobre promoção à vida e cuidado com a saúde mental. Saiba mais e confira a programação completa

Fonte: Prefeitura de Curitiba