Espírito natalino contagia moradores de Curitiba e turistas na abertura da programação de 2023

Espírito natalino contagia moradores de Curitiba e turistas na abertura da programação de 2023

  • As luzes de Natal ainda não haviam sido acessas quando Valdeci Carvalho, 59 anos, agente recicladora, chegou com as duas filhas e uma amiga para prestigiar a festa de abertura do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2023, que chega a sua sétima edição consecutiva. Valdeci conta que são moradoras do bairro CIC e que pretendem assistir a vários espetáculos. 

“Chegamos com mais de uma hora de antecedência para garantir um bom lugar. Além da bela apresentação a gente precisa preparar o coração e se abrir para o espírito do Natal, que é o mais importante”, salientou Valdeci.

A família de turistas de Belo Horizonte estava encantada com toda a movimentação. Alessandra Alonso, 40 anos, arquiteta, estava acompanhada do marido, Roger Resende, e os dois filhos, Guilherme de 4 anos e Lucas, de apenas 1 ano.

“Estamos há dois dias na cidade e vamos ficar uma semana. Essa é a segunda vez que visito Curitiba, mas essa vai ser a primeira vez que assistimos um espetáculo de Natal na cidade. Com os filhos a festa ganha um novo significado e as crianças adoram”, comemora Alessandra.

Apesar do desejo de moradores e turistas, uma chuva forte acabou caindo no início da noite na cidade, mas não foi o suficiente para tirar o brilho da abertura, que foi transferida para o Memorial de Curitiba. 

O espetáculo inspirado na criação do primeiro presépio por São Francisco de Assis encantou a todos, que lotaram o centro histórico. Com uma narrativa única e cativante, a história relembrou as origens do Natal e conquistou o coração das amigas gaúchas, Maria Cristina Brum, 76 anos, e Suzane Schmidt, 63 anos, apaixonadas pelo Natal. Caracterizadas com toucas natalinas as duas comemoram o início das festividades.

“O Natal significa vida, alegria, felicidade, Jesus nasceu e é época de a gente reviver o sentimento de paz”, declara Maria Cristina. Suzane diz que se tiver oportunidade irá assistir ao maior número de apresentações.

Um dos destaques da noite foi a participação da cantora lírica brasileira Carmem Monarcha, soprano de fama internacional formada pelo Conservatório de Maastricht, na Holanda. Miriam Lize, 46 anos, professora, veio do Guabirotuba com os filhos, Miguel, de 5 anos, e Maria Clara, de 16 anos, para conferir a apresentação da cantora. Miriam diz que a família é apaixonada por música clássica e não quis perder a oportunidade.

“Todo ano a gente pesquisa a agenda dos espetáculos e ficamos muito felizes com a apresentação da Carmem Monarcha. Já fizemos a nossa programação e todos os dias vamos em um local diferente. A festa em Curitiba é linda”, elogia Miriam.

A primeira representação do presépio de Natal foi criada por São Francisco há 800 anos, como forma de comemorar o nascimento de Jesus. A história foi interpretada por arautos franciscanos, sonorizada com sinos, cantos corais e iluminada com efeitos especiais. 

Programe-se

Quem perdeu a abertura no Largo da Ordem ainda terá outras duas chances de conferir o espetáculo que, além desta quarta, será apresentado na quinta (23/11) e sexta-feira (24/11), bem como nos dias 28, 29 e 30 de novembro, sempre às 19h30. 

  • As atrações do Natal de Curitiba 2023 não precisam de agendamento. 

A Prefeitura de Curitiba promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2023 com o patrocínio das empresas Electrolux, Ligga, Ademicon, Shopping Mueller, O Boticário, Uninter, ParkShoppingBarigui, Club Athletico Paranaense, Servopa, Volvo, Hard Rock Cafe, AirPromo, Midialand e Banco do Brasil. A decoração poderá ser apreciada até 7 de janeiro. A programação completa do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2023 pode ser consultada no site natal.curitiba.pr.gov.br.

Fonte: Prefeitura de Curitiba