Ícone do site Na Rota das Notícias

Evento da Portos do Paraná aborda boas práticas mundiais em tecnologia portuária

Evento da Portos do Paraná aborda boas práticas mundiais em tecnologia portuária


A 5ª Edição do InovaPortos começou nesta terça-feira (27) trazendo pontos de eficiência, modernização e referências em inovação para os portos brasileiros. O evento realizado pela Portos do Paraná acontece no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, e é considerado o maior encontro sobre inovação portuária do Brasil.

O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, abriu o evento que reúne representantes de portos públicos e privados, investidores, empresários interessados em soluções inovadoras, profissionais do cenário de inovação e startups de soluções portuárias.

“A Portos do Paraná é uma das principais lideranças da logística do País devido às suas melhores práticas e hoje pudemos dividir com o público nacional o nosso conhecimento”, enfatizou.

Atualmente a Portos do Paraná é pentacampeã em melhor gestão portuária do Brasil, de acordo com o governo federal, atingindo nota máxima no Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (IGAP).

Outro ponto abordado no evento foi a necessidade cada vez maior de ser aplicada a inteligência logística e operacional.

Para o diretor do Departamento de Gestão e Modernização Portuária da Secretaria Nacional de Portos, Fábio Lavor Teixeira, compartilhar o conhecimento de tecnologia avançada no mundo pode beneficiar o setor portuário nacional. “O InovaPortos é um evento em que falamos de modernização, tecnologia, sistemas, inteligência artificial, de ações que podemos trazer ao setor portuário brasileiro. É importante aperfeiçoarmos esses sistemas, trazendo ganho de eficiência e modernização dos processos” explicou.

“Nós também estamos com palestras junto à Rotterdam, à Valência, e essa interação é benéfica para o Estado e para todo o setor. Nós estamos compartilhando nossas obras, como o Moegão, que é uma solução de logística importante para o setor”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística do Estado, Sandro Alex. O Moegão vai centralizar a descarga dos trens que chegam ao Porto de Paranaguá.

O diplomata do Ministério das Relações Exteriores, Paulo Fernando Pinheiro Machado, afirmou que o evento é importante para que se possa discutir e levantar soluções para o setor. “A curto prazo, podemos reconectar a relação atual entre o maior agronegócio do mundo e os nossos mercados consumidores”, afirmou.

A palestra magna foi da advogada internacionalista Priscila Caneparo, que também atua como delegada da Diplomacia Civil para a Organização Mundial do Comércio.

“Falei sobre os portos da América Latina e o que pode ser melhorado a partir dos sete vetores de inovação portuária, que partilham dessa quinta onda de geração dos portos. Não dá mais para afastar o porto do contexto da sustentabilidade, Big Tech, Big Data e desenvolvimento tecnológico”, disse Priscila.

A coordenadora do Comitê de Inovação da Portos do Paraná, Bruna Nicolau, organizadora do evento, destacou a relevância do painel apresentado pela advogada. “Foram abordadas as tendências globais, o que outros portos internacionais estão vislumbrando para a inovação e como os portos daqui podem agregar isso” explicou.

PROGRAMAÇÃO – O 5º InovaPortos segue até esta quarta (28) com discussões e breves apresentações das ações inovadoras desenvolvidas por terminais e startups. Os visitantes também poderão registrar a visita em painéis instagramáveis e saber como é feita a atracação de navios em simuladores virtuais disponibilizados no evento.

O diretor de Engenharia e Manutenção da Portos do Paraná, Victor Kengo, mediará o painel sobre inteligência artificial e tecnologias como ferramentas para a inovação portuária. “No ramo da engenharia e manutenção isso tem tudo a ver porque sempre temos que olhar os benefícios que a inovação traz para toda a cadeia logística, como economizar e otimizar as atividades em obras”, afirmou.

As vagas presenciais para o evento estão fechadas, mas os interessados podem acompanhar pela internet, fazendo a inscrição AQUI.

FONTE: AEN/PR

Sair da versão mobile