Experiências de Curitiba são compartilhadas em fórum de proteção e bem-estar animal de Aracaju

Experiências de Curitiba são compartilhadas em fórum de proteção e bem-estar animal de Aracaju

As ações bem-sucedidas e o trabalho desenvolvido pela Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba estão sendo apresentadas durante o 1º Fórum de Proteção, Saúde e Bem-Estar Animal, organizado pela Prefeitura de Aracaju, capital do Sergipe. O evento começou na terça-feira (5/12) e termina nesta quinta-feira (8/12). 

O diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba, Edson Evaristo, e a gerente técnica do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna, Vivien Midori Morikawa, participam do Fórum e apresentam as ações de cuidados com a causa animal feitas pela Prefeitura de Curitiba.

Edson Evaristo participou do fórum de abertura do evento: “Políticas Públicas para Saúde e Bem-estar Animal”, na terça-feira (5/12). Já Vivien Morikawa vai participar dos debates sobre “Experiências e desafios das cidades – Proteção e Saúde Animal”, na manhã desta quinta-feira (7/12).

O Fórum é aberto para professores, alunos de cursos de medicina veterinária, protetores de animais, técnicos da Prefeitura, entre outros convidados. O evento também marca o primeiro aniversário do Programa Aju Animal, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Aracaju, que visa promover a proteção e o cuidado de cães e gatos em situação de vulnerabilidade em Aracaju.

“Fomos convidados para trazer um pouco da experiência do município de Curitiba, que, felizmente, desde 2010,  já atua nesse setor. Temos algumas experiências para compartilhar e, claro, também estamos aqui para aprender, pois as outras palestras contribuirão para a nossa realidade”, explicou Edson Evaristo.

Programa municipal

Desde 2017, a Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba promove de forma intensificada, entre outras atividades, as ações de castração de animais como política pública para promoção da saúde única e para evitar o abandono de crias indesejadas. Desde então, mais de 115 mil cães e gatos foram beneficiados pelo Programa Municipal de Castração Gratuita.

Fonte: Prefeitura de Curitiba