Fábrica de Ideias: novo espaço da inovação em Curitiba vai receber investimento de R$ 200 milhões

O prefeito Rafael Greca, o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, e o vice-prefeito e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, assinaram o decreto que destina um imóvel de 34 mil m2 do Governo do Estado, no bairro Rebouças, para abrigar um local de fomento da inovação, a Fábrica de Ideias.

O imóvel, onde funcionava uma antiga fábrica de bebidas, entre as avenidas Getúlio Vargas e Iguaçu, será revitalizado com conceito autossustentável, controle térmico, energia solar e reaproveitamento de águas e vai se incorporar ao Vale do Pinhão, o ecossistema de inovação da Prefeitura de Curitiba. O investimento de R$ 200 milhões para o novo projeto da Fábrica de Ideias transforma a região do Rebouças no maior hub de inovação da América Latina. 

“Aqui é um sonho dourado para o futuro de Curitiba. Essa Rua Engenheiros Rebouças, que faz esquina com a Piquiri, nós a escolhemos para, na velha fábrica Fontana, colocar o nosso Pinhão Hub. Agora, faremos um condomínio de empresas, tornando essa região de Curitiba a mais moderna e tecnológica do Brasil. Viva a inovação, viva o Paraná e viva Curitiba, disse Greca.  

A Fábrica de Ideias será um hub de inovação, com espaço para aceleração de empresas e startups, incubadora de negócios, economia criativa, qualificação profissional, desenvolvimento de pesquisas tecnológicas e de projetos de instituições de ensino, laboratórios, gamificação, espaço coworking, além de um novo centro cultural e gastronômico. O espaço também será a nova casa do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC).

O projeto arquitetônico está em desenvolvimento, em ação coordenada por seis secretarias estaduais; Inovação, Modernização e Transformação Digital; Planejamento; Cidades; Cultura; Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; e Administração e Previdência.

“Teremos, na nossa capital, um centro que vai reunir todo o ecossistema do Paraná e do Brasil, consolidando Curitiba como a Capital da Inovação. Tudo para que possamos, cada vez mais, tanto o Paraná quanto nossa capital, estarmos à frente do nosso tempo”, destacou Ratinho Júnior.

Para Eduardo Pimentel, a nova Fábrica de Ideias, além de incentivar o empreendedorismo e a inovação, também vai renovar um dos mais antigos bairros da cidade.

“Esse novo espaço vai criar um cenário de investimento da iniciativa privada aqui na região do Rebouças. Esse também é o papel do poder público, auxiliar o empreendedor, dar a oportunidade para investimentos privados e modernizar a cidade”, afirmou Eduardo Pimentel.

Presenças

Estiveram na assinatura do decreto o vice-governador Darci Piana; o diretor de Assuntos Institucionais, Governamentais e de Sustentabilidade da Audi Brasil, Antônio Calcagnotto; os secretários municipais Tatiana Turra (Turismo), Maria Silvia Bacila (Educação), Cinthia Genguini (Comunicação) e Carlos Pijak Jr. (Esporte, Lazer e Juvertude); os presidentes do Imap, Alexandre Matschinske, da Urbs, Ogeny Maia Neto, da Cohab, José Lupion Neto, e da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Castro/ e a procurado-geral do município, Vanessa Volpi.

Entre os secretários estaduais estavam Marcelo Rangel (Inovação, Modernização e Transformação Digital), Guto Silva (Planejamento), Luciana Casagrande (Cultura)e Renê Garcia Junior (Fazenda).

Também estiveram presentes os administradores regionais de Curitiba, Rafaela Lupion (Matriz), Raphael Keiji (CIC), Gerson Gunha (Portão) e Fernando Bonfim (Bairro Novo); os prefeitos de Maringá, Ulisses Maia, e de Londrina, Marcelo Belinati/ além de vereadores de Curitiba e de cidades da região metropolitana.   

Fonte: Prefeitura de Curitiba