Faltam 100 dias para a 5ª edição do Smart City Expo Curitiba

Faltam 100 dias para a 5ª edição do Smart City Expo Curitiba

Cidade mais inteligente do mundo em 2023, com a conquista do World Smart City Awards em Barcelona (Espanha), Curitiba se prepara para receber o Smart City Expo Curitiba 2024. A cem dias do início do evento que, entre os dias 20 e 22 de março, tornam a capital paranaense o centro internacional de discussões sobre cidades inteligentes, os preparativos estão em andamento.

“Mais uma vez, teremos a honra de ser os anfitriões de um encontro de especialistas, governos, empresas e profissionais do mundo todo, em busca de soluções para o desenvolvimento sustentável das cidades, e vamos mostrar as soluções inovadoras e sustentáveis adotadas por Curitiba e que a tornaram a cidade mais inteligente do mundo”, destacou o prefeito Rafael Greca.

Organizado pelo hub de negócios em cidades inteligentes iCities, o evento tem apoio da Prefeitura de Curitiba, do Vale do Pinhão, ecossistema de inovação da cidade, e da Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap).

Premiação inédita

Com o tema “Reinventig cityes for all” (Reinventando cidades para todos). o Smart City Expo Curitiba 2024 terá novidades como a cerimônia de entrega do inédito Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards, premiação que visa reconhecer outros municípios brasileiros que, assim como a capital paranaense e seu ecossistema, investem em projetos sustentáveis e inovadores.

As inscrições para concorrer ao prêmio se encerram nesta quarta-feira (13/12). A premiação segue o modelo do World Smart Cities Awards, com cinco categorias: Smart City Award (Prêmio Cidade Inteligente), Digital Transformation & Innovation (Inovação e Transformação Digital), Urban Mobility (Mobilidade Urbana), Sustainable City (Cidade Sustentável) e Equitable Society (Equidade Social).

Podem se inscrever: cidades, empresas, empreendedores, startups, centros de inovação, centros de pesquisa, universidades, representantes da sociedade civil organizada, organizações não governamentais, cooperativas, empresas e consórcios público-privados e ativistas sociais.

Recorde de público em 2023

Este ano, a 4ª edição do Smart City Expo Curitiba, entre 22 e 24/3, teve recorde de público, com 15 mil visitantes, tornando-se o segundo maior evento chancelado pela Fira Barcelona no mundo, atrás apenas do Smart City World Congress de Barcelona (Espanha).

A edição de 2023 se destacou pela amplitude de participantes vindos de outras localidades do país e do mundo: estiveram no evento na capital paranaense prefeitos de 450 cidades diferentes, dos 26 estados brasileiros e de países como Portugal, Argentina e Chile, 180 palestrantes de 45 países e 65 expositores de produtos, serviços e soluções.

Ingressos

Com o sucesso da edição de 2023, O Smart City Expo Curitiba 2024 vai, novamente, ser realizado em três dias, no Centro de Eventos Positivo (Parque Barigui).

Os ingressos para a área do congresso estão à venda, pelo site do evento, em diferentes modalidades. O acesso do público à área de exposição é gratuito, com inscrição antecipada, também pelo site do evento.

Smart Plaza

O Smart City Expo Curitiba 2024 terá, na área de exposições, a já tradicional Smart Plaza Vale do Pinhão, coordenada pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, que reúne startups e apresenta soluções inovadoras desenvolvidas na capital. 

Este ano, a Smart Plaza promoveu 75 pitches de startups, empresas e iniciativas de Curitiba e Região Metropolitana.

Responsável pela integração entre as diversas secretarias para a realização desse que é um dos maiores eventos de Cidades Inteligentes do mundo, a Smap consolida seu compromisso com a inovação na gestão pública e dá continuidade às iniciativas e programas necessários para a transformação digital da capital.

O Smart City Expo Curitiba

Versão brasileira do maior e mais importante evento de cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo World Congress é organizado todos os anos pela Fira Barcelona e reúne mais de 25 mil participantes, de 150 países. No Brasil, o evento é realizado desde 2018 em Curitiba.

Fonte: Prefeitura de Curitiba