Família Folhas comemora dois anos do seu retorno que deixou Curitiba ainda mais sustentável

Família Folhas comemora dois anos do seu retorno que deixou Curitiba ainda mais sustentável

Junto ao natalício de Curitiba, o retorno da Família Folhas completa dois anos nesta sexta-feira (29/3). A campanha criada pela Prefeitura foi um sucesso na dezena de 1990 e voltou reformulada e modernizada em março de 2022, para comemorar os 329 anos da cidade.

A novidade Família Folhas vem replicando o sucesso da iniciativa original, sendo acolhida não somente pelas crianças, mas por toda a população de Curitiba. Nos anos 1990, a ação ficou marcada pela campanha de separação do lixo, com o refrão Lixo que Não é Lixo/Não Vai pro Lixo/SE-PA-RE, que retornou na versão atual.

Com diversas propostas sustentáveis, a novidade versão da iniciativa da Prefeitura vai muito além da separação do lixo, contribuindo com dicas e informações sobre o uso de energias renováveis, o plantio de árvores e a mobilidade urbana.

“A Família Folhas retornou para dar ainda mais exemplos para Curitiba, a cidade mais sustentável da América Latina e referência ambiental”, explica a diretora de Instrução Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Envolvente, Leila Maria Zem.

Programas sustentáveis

A Família Folhas é segmento de diversos projetos sustentáveis da Prefeitura de Curitiba, com destaque para a coleta e separação do lixo. A cidade é um exemplo vernáculo com ações uma vez que o Ecocidadão, o Lixo que Não é Lixo e o Câmbio Verdejante, além da conscientização da Família Folhas.

Os personagens também ajudam em ações de programas ambientais uma vez que o 100 mil árvores, as hortas Urbanas, o Curitiba Mais Força e o Camarada do Rios, buscando atender às metas internacionais de sustentabilidade.

Com mais de 18 milhões de visualizações ao todo, a Família Folhas também é sucesso em série na página da Prefeitura no YouTube. Dividida em dez episódios de muro de 1 minuto e 40 segundos, a série ensina uma vez que deixar Curitiba ainda mais sustentável.

Retorno em 2022

Alinhada com a evolução dos anos, a Família Folhas voltou em 2022 para enfrentar os mais recentes desafios da sustentabilidade para o planeta, além de ter uma representação de concórdia com os novos tempos.

Os personagens Seu Folha, Dona Fofô, Fofis e Fifo estão em novidade temporada de vida. E a família cresceu: Fofis tornou-se mãe solo de um menino e de uma jovem PCD (pessoa com deficiência), enquanto Fifo virou o “pai” do pet Folha Folheco, um cãozinho adotado. Conheça os membros da nova família.

Apresentações da Família Folhas

Além dos programas da Prefeitura, a Família Folhas promove interações e apresentações gratuitas à população. Também acontecem teatros de aproximadamente 20 minutos, abordando todos os temas relacionados à sensibilização ambiental.

Para realizar o agendamento, pessoas e instituições podem entrar em contato com a Secretaria Municipal do Meio Envolvente através do email [email protected] ou do telefone 3350-9212.

Programação

Confira o cronograma de atividades da Família Folhas nos próximos dias:

1/4 (segunda-feira): teatro na Escola Municipal Rachel Mader

2/4 (terça-feira): teatro na Escola Municipal Monteiro Lobato

3/4 (quarta-feira): teatro na Escola Municipal Noely Simone de Ávila

4/4 (quinta-feira): teatro no Escola Positivo Boa Vista

5/4 (sexta-feira): teatro na Escola Estadual José Richa

6/4 (sábado): interação e teatro na Secretaria Municipal do Meio Envolvente

8/4 (segunda-feira): teatro na Escola Municipal Leonel Moro

9/4 (terça-feira): teatro na Escola Municipal Zélia Milléo Pavão

10/4 (quarta-feira): teatro na Escola Municipal Foz do Iguaçu

*Créditos imagens e informações Prefeitura de Curitiba