FAS inicia treinamento de novos educadores sociais aprovados em concurso público

FAS inicia treinamento de novos educadores sociais aprovados em concurso público

A Fundação de Ação Social (FAS) deu início nesta segunda-feira (1/4) ao processo de capacitação dos 53 novos educadores sociais aprovados no concurso público realizado pela Prefeitura de Curitiba em 2022. O treinamento vai até esta quarta-feira (3/4), na sede da instituição, no Campo Extenso.

Os recém-empossados já estão trabalhando no atendimento a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, distribuídos nas dez regionais da cidade.

No primeiro dia de capacitação, os profissionais receberam informações sobre a FAS, questões de Recursos Humanos, além de participarem de apresentações sobre os princípios da Gestão Pública e o histórico da assistência social no país, incluindo normativas e políticas sociais.

Anderson Cristian Walter, patrão de gabinete da FAS, deu as boas-vindas ao grupo e ressaltou a prestígio da instalação no atendimento às pessoas em vulnerabilidade social em Curitiba. “A FAS é responsável pela política da assistência social e faz a pronunciação com as outras políticas do município, além de coordenar a do trabalho e tarefa, importante ‘porta de saída’ para as pessoas que buscam superar condições de vulnerabilidade”, disse.

Organização

A capacitação continua nesta terça-feira (2/4), com apresentações sobre a organização do trabalho nas áreas de planejamento, atendimento a pessoas em situação de rua e vítimas de violações de direitos. Os novos educadores também conhecerão as ações e programas de prevenção de vulnerabilidades, assim uma vez que a estrutura da política de trabalho na capital.

No último dia de treinamento, na quarta, os educadores realizarão visitas a diferentes equipamentos da assistência social, uma vez que Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e unidades de guarida, principalmente de pessoas em situação de rua.

Em campo

Felipe Schnaider, 30 anos, faz secção do novo grupo de profissionais da FAS que tomaram posse no último dia 23. Formado em edificações, ele faz secção da equipe do Cras Santa Rita, na Regional Tatuquara.

“Minha expectativa é a melhor verosímil, quero fazer novas capacitações para estar ainda mais pronto para desempenhar minha função de servidor público”, comentou Felipe.

Eduardo Cardoso da Silva, 32 anos, conta que fez o concurso para escoltar e incentivar a mãe, que também se inscreveu para a seleção. “Eu me sinto gratificado por estar na FAS, um trabalho dissemelhante do que eu fazia, mas que atende pessoas que realmente precisam de escora”, contou ele, que também está lotado na Regional Tatuquara.

*Créditos imagens e informações Prefeitura de Curitiba