Herdade Urbana de Curitiba ensina porquê plantar frutíferas em vasos e fazer uma horto urbana

Fazenda Urbana de Curitiba ensina com plantar frutíferas em vasos e fazer uma horta urbana

A Herdade Urbana do Cajuru está com inscrições abertas para os cursos de abril. Para quem deseja ter uma horto no jardim, o curso Aprendendo a Fazer sua Horto Urbana é a melhor opção. Também há vagas para os cursos de plantio de frutíferas em vasos e para conhecimento e manutenção de abelhas nativas sem ferrão, essenciais para a polinização. As inscrições são feitas pelo portal do Guia Curitiba.

 

Frutíferas em vasos

No dia 10 de abril, das 8h30 às 11h30, acontece o curso sobre o plantio de frutíferas em vasos. A iniciativa visa possibilitar que os moradores cultivem frutas em espaços limitados.

Durante o curso, os participantes aprenderão com a instrutora Hilda Carachenski Lalico sobre os diferentes tipos de vasos disponíveis, os materiais necessários para o plantio, a preparação adequada das mudas, técnicas de plantio, cuidados com a rega e os passos a seguir depois o plantio. As inscrições podem ser feitas NESTE LINK.

Abelhas sem ferrão

No dia 17 de abril, das 13h30 às 16h30, o curso sobre abelhas nativas sem ferrão vai sensibilizar os participantes sobre a relevância dos insetos na polinização. Os instrutores Alessandra Mendes e Luiz Guilherme Scharf apresentam as abelhas e sua relevância na produção de provisões, os cuidados básicos e a manutenção necessária para uma colmeia. Inscrições NESTE LINK.

Horto urbana

Finalizando a programação de cursos, no dia 25 de abril, das 8h30 às 16h, o curso sobre técnicas de cultivo vai capacitar os alunos para criarem hortas, contribuindo para uma alimento mais saudável e sustentável na cidade.

Com os instrutores Wilians dos Santos Silva e Gabriel Dalmazo, o curso abordará diversos tópicos, incluindo a escolha do sítio para a horto, preparo do solo, seleção de ferramentas e materiais, modelos de canteiros, técnicas de plantio, manejo do solo e colheita. Inscrições NESTE LINK.

Programação permanente

A Herdade Urbana oferece uma programação permanente de visitas livres, agendadas, para escolas, faculdades e outras instituições, e a partir deste mês tem a volta das visitas guiadas.

Visitas livres

A Herdade está ensejo de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para o público universal, com fechamento exclusivamente no horário das 12h às 13h. Nesta modalidade, as pessoas podem circunvalar livremente pelo espaço, porém sem séquito dos técnicos.

Visitas agendadas

Devem ser solicitadas pelo e-mail [email protected], pois serão avaliadas, conforme intenção, projeto e disponibilidade. Nesta modalidade, se encaixam grupos específicos, porquê escolas, faculdades e instituições.

Visitas guiadas

As visitas guiadas estão de volta neste mês, todas as quartas-feiras, em períodos alternados. A programação acontece nos dias 10 de abril, das 14h30 às 15h30; 17 de abril, das 9h30 às 10h30; e 24 de abril, das 14h30 às 15h30. As inscrições podem ser feitas NESTE LINK.

Nestas visitas um técnico ou guia da Secretaria de Segurança Fomentar e Nutricional apresentará o espaço e as práticas, abordando o Ciclo do Maná, com informações sobre plantio e colheita. Os participantes terão a chance de explorar os diversos espaços de cultivo da Herdade Urbana, que incluem uma variedade de frutas, legumes, verduras, ervas, temperos, chás e as chamadas PANCs – Vegetais Alimentícias Não Convencionais.

Aliás, serão apresentadas as estufas e a mediano de compostagem, complementando as diferentes etapas do ciclo nutrir. Nesta modalidade, as turmas tem o limite de até 25 pessoas. O tempo sumo da visitante é de 45 minutos.

Uma vez que participar

As inscrições para os cursos e oficinas da Herdade Urbana são feitas pelo Guia Curitiba. Basta fazer a procura com o nome do curso que deseja realizar.

De harmonia com o engenheiro agrônomo e gerente da Herdade Urbana, Marcos Rosa, para participar é preciso fazer a letreiro com antecedência e atender aos requisitos específicos de cada curso. “As vagas são limitadas e caso haja qualquer imprevisto e a pessoa não possa comparecer no dia do curso, solicitamos que cancele a letreiro para liberar a vaga para outro interessado”, salientou Marcos.

Para visitas agendadas, enviar e-mail para [email protected]. É sugerida a doação de 1 kg de manjar não perecível, que será talhado a entidades sociais parceiras do projeto Mesa Solidária e cadastradas no Banco de Vitualhas de Curitiba.

Os cursos e oficinas realizados na Herdade Urbana, fazem segmento da política pública Curitiba Viva Bem, uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim porquê a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação porquê processo social e cidade educadora. A relevância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.

*Créditos imagens e informações Prefeitura de Curitiba