Fazenda Urbana está de portas abertas para um passeio diferente em Curitiba; não é preciso agendar

Fazenda Urbana está de portas abertas para um passeio diferente em Curitiba; não é preciso agendar

Quem ainda não conhece a Fazenda Urbana, no Cajuru, tem uma ótima oportunidade para visitar o local. Em janeiro o espaço está com as portas abertas para quem deseja fazer um passeio diferente e conhecer os canteiros que fazem com que o local seja um verdadeiro pedacinho do campo dentro da cidade.

O espaço estará aberto a partir da próxima segunda-feira (15/1) até o dia 5 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Não é necessário agendar sua visita.

Segundo Marcos Rosa, gerente da Fazenda Urbana, durante as férias além dos passeios livres, o espaço também se transforma em um local de lazer para toda a família.

“Essa época do ano é excelente para desfrutar de nossas áreas verdes e até fazer um piquenique. Lembrando que para o piquenique, a pessoa deve trazer seu tapete ou canga, e seu próprio lanche”, explicou o gerente.

A Fazenda Urbana é coordenada pela Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional. O endereço fica na Avenida Prefeito Mauricio Fruet, 1.880, ao lado do Mercado Regional no Cajuru.

Cursos

Durante o mês de janeiro, a Fazenda Urbana oferece cursos que abordam práticas sustentáveis essenciais para o cultivo urbano. O curso de Técnicas de Compostagem, ministrado por Luiz Guilherme Scharf,  acontece no dia 17 de janeiro e busca apresentar maneiras de reaproveitar compostos orgânicos para fertilizar o solo, contribuindo para a produção de alimentos e evitando resíduos em aterros sanitários.

Outra oportunidade de aprendizado é o curso Cuidados com o Solo – Manejo de Solos para Hortas Urbanas.  As aulas acontecem no dia 31 de janeiro, com os instrutores Wilians dos Santos Silva e Gabriel Dalmazo. Esta ação explora técnicas de manejo e conservação de solos em hortas urbanas, destacando a importância de práticas como cobertura morta, adubação, calagem, rotação e consorciação de culturas.

Curitiba Viva Bem é uma política pública e uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.

Fonte: Prefeitura de Curitiba