Fim de semana tem piscina, esporte, diversão, festa e muito lazer nas 10 regionais de Curitiba

Fim de semana tem piscina, esporte, diversão, festa e muito lazer nas 10 regionais de Curitiba

Neste fim de semana, a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) oferece mais uma programação repleta de atividades gratuitas. Tem comemorações, corrida smart, Brasileiro de Escalada e muita diversão nas piscinas da Prefeitura e em praças e parques da cidade com o Viva o Sábado e o Lazer no Parque

Corrida Smart

No sábado (9/12) a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) promove a última etapa das corridas Smart de 2023, evento no qual o participante se inscreve gratuitamente, faz uma corrida ou caminhada de, no mínimo, 5 km e ao final retira sua medalha de qualquer uma das quatro etapas do Circuito de Corridas de Rua 2023.

O percurso fica a critério de cada participante e ele deverá comprovar, por qualquer aplicativo de corrida, o tempo e distância percorridos. Serão distribuídas as medalhas das quatro etapas do Circuito de Corridas de Rua 2023 e também da Corrida entre Parques.

As inscrições para a corrida Smart acontecem das 7h às 11h no Parque dos Tropeiros (Rua Maria Lúcia de Athayde Locker, n.º 840, CIC). Serão 150 medalhas disponíveis para cada uma das cinco provas, totalizando 750 medalhas. Vale lembrar que o percurso é livre, porém o ponto de largada e chegada deve ser no local das inscrições.

Viva o Sábado

Sábado também é dia para aproveitar as piscinas da Prefeitura que estarão abertas para o programa Viva o Sábado. De graça, os curitibanos podem brincar nas piscinas ou nas atividades físicas e estrutura disponíveis em unidades da Prefeitura. As piscinas estão disponíveis das 13h30 às 17h15.

Aniversário

Também neste sábado, das 14h às 18h, acontece a comemoração de aniversário da Aldeia Kakané Porã, que fica no Tatuquara. A festa vai reunir diversas secretarias municipais, que darão apoio ao evento alusivo aos 15 anos de fundação da aldeia. A Smelj vai levar brinquedo inflável, cama elástica, jogos de tabuleiro gigante (dama, trilha e jogo da velha), mesas de pingue-pongue, pinturinha no papel kraft e muito mais, para garantir a diversão da criançada.  

Maestro da Bola

O Ginásio do Tarumã (Av. Victor Ferreira do Amaral, 1749 – Tarumã), a partir das 10h de sábado (9/12), recebe o festival de encerramento com as crianças e adolescentes que participam do projeto Maestro da Bola. Piás e gurias dos núcleos de Esporte e Lazer das 10 regionais de Curitiba, além dos polos do projeto, vão se reunir para comemorar mais um ano de atividades. São esperadas mais de 500 crianças, que também vão participar de atividades para os alunos, pais e acompanhantes.

Atividades nas regionais

Sábado (9/12)

Regional Matriz

No sábado, das 9h às 13h, haverá o Lazer na Rua XV, com atividades lúdicas que promovem a interação entre todas as idades. As ações estarão concentradas no trecho entre a Praça Osório e a Alameda Dr. Muricy.

Regional Cajuru

Das 8h às 10h e das 13h às 15h, no Parque Olímpico do Cajuru, haverá aulas de BMX do Programa E+E=10 para crianças e adolescentes de 5 a 17 anos matriculados no portal curitibaemmovimento.curitiba.pr.gov.br.

Das 15h às 16h, o horário é voltado para a experimentação da pista pelas pessoas sem experiência no esporte. É permitida a prática com bicicleta e equipamentos próprios, desde que sejam aprovados pelo professor antes da prática. O professor instruirá a parte da pista em que a prática será permitida. Não há empréstimo de bicicletas e materiais neste horário. Não necessita inscrição prévia.

Das 10h às 12h e das 16h às 18h a pista é liberada para treinamentos de pilotos com experiência na modalidade, com supervisão de um professor da Smelj. É obrigatório o uso de capacete fechado, calça, camiseta manga longa, calçados e luvas fechados. Cada pessoa deve levar sua garrafa de água.

Centro da Juventude Audi/União (Rua João Henrique Hoffmann, 125 – Uberaba) vai ficar aberto das 7h30 às 12h30 com o Cejuv em Ação.

Haverá empréstimo das quadras para atividades esportivas, atendimento do Raia Livre – programa com objetivo de expandir o atendimento aos adultos que passaram pelo curso de natação nos espaços da Prefeitura – e aulas de hidroginástica.

O CT Parque Olímpico do Cajuru (Rua Rivadávia Fonseca de Macedo, 510 – Cajuru) também vai receber até o próximo domingo o Campeonato Brasileiro de Escalado Esportiva, reunindo os principais nomes do esporte no país.

A competição começa neste sábado (9/12) e termina no domingo (10/12) sempre a partir das 8h da manhã e a entrada para assistir às competições é 1 kg de alimento não perecível.

Regional Boqueirão

CEL Vereador João Derosso (Rua Ana Lopos Canet, 4, Xaxim) e o Centro da Juventude Eucaliptos (Rua Pastor Antônio Polito, 2.200, Alto Boqueirão) estarão abertos para a comunidade, com empréstimo de materiais esportivos, quadra poliesportiva, oferta de atividades recreativas, como jogos gigantes, perna de pau, mesa de pingue-pongue, tênis de campo e voleibol. As atividades começam às 8h e vão até as 17h.

Domingo (10/12)

Regional Matriz

Nas Arcadas do São Francisco tem o Lazer nas Arcadas, ao lado da Feira do Largo da Ordem, das 9h às 13h, para todas as idades, com orientação dos profissionais da Smelj.

Regional Cajuru

Das 8h às 13h a pista de BMX, no Parque Olímpico do Cajuru (Rua Rivadávia Fonseca de Macedo, s/n), será liberada para treinamentos de pilotos com experiência na modalidade. É obrigatório o uso de capacete fechado, calça, camiseta manga longa, calçados fechados e luvas fechadas. Cada pessoa deve trazer sua garrafa de água. Moradores de Curitiba e região devem se cadastrar no portal curitibaemmovimento.curitiba.pr.gov.br.

Para quem é de outra região e pretende treinar é obrigatório o contato prévio no (41) 99547-1551 (somente mensagens). A Associação de BMX de Curitiba fará empréstimo de bicicletas e materiais mediante solicitação antecipada, através do telefone (41) 99970-3641.

No caso de chuva ou pista molhada as atividades são suspensas.

Lazer no Parque

Das 14h às 18h de domingo (10/12), a diversão será em sete pontos de Curitiba: no Parque BariguiParque AtubaParque Lago AzulParque NáuticoParque Linear YberêParque dos Tropeiros e Praça Afonso Botelho.

No Barigui, as atividades serão no gramado ao lado do Salão de Atos. No Parque Náutico, a diversão vai se concentrar ao lado da Academia ao Ar Livre e neste domingo vai contar com brinquedos infláveis inclusivos. No Parque Atuba, no espaço ao lado da Guarda Municipal. No Parque Lago Azul, no campo de futebol. No Parque Linear Yberê, as atividades serão feitas próximo da pista de skate e das quadras de areia. No Tropeiros, as brincadeiras se concentrarão próximo ao palco.

Entre as opções para diversão das famílias haverá cama elástica, jogos de tabuleiro gigante (dama, trilha e jogo da velha), mesas de pingue-pongue, pinturinha no papel kraft, circuito infantil de habilidades em bicicletas, entre outras atividades.

Quer apenas ficar na torcida? Veja onde ir

– Festival EE10 de GA e Dança – Santa Felicidade – 8/12 – Das 19h às 21h

Local: Arena de Patinação Artística – Curitiba (R. Alcides Darcanchy, 570 – Santa Felicidade)

Entrada franca

– Graduação Anual de Muay Thai – Matriz – 9/12 – Das 13h às 16h

Local: Centro do Esporte e Lazer Dirceu Graeser (Praça Oswaldo Cruz – Rua Brigadeiro Franco, s/n – Centro)

Entrada franca

– Torneio de futsal sub 11 – Bairro Novo – 9/12 – Das 13h às 18h

Local: CEL Xapinhal – Rua Francisco Claudino Ferreira, 1000 – Sítio Cercado

Entrada franca

– Festival de Natação EE10/ Triathlon – Boqueirão – 9/12 – Das 8h às 12h

Local: Centro da Juventude Eucaliptos (Rua Pastor Antonio Polito, 2200 – Alto Boqueirão)

Entrada franca

– Jogos Voleibol entre CELs – Boqueirão – 9/12 – Das 9h às 13h

Local: Rua da Cidadania do Boqueirão (Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8430 – Boqueirão)

Entrada franca

As atividades esportivas, físicas e de lazer da Prefeitura fazem parte da política pública Curitiba Viva Bem, uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.

Fonte: Prefeitura de Curitiba