Finep Day Curitiba destaca inovação e parcerias para o desenvolvimento tecnológico

Finep Day Curitiba destaca inovação e parcerias para o desenvolvimento tecnológico

Nesta quarta-feira (3/4), o Pinhão Hub, no Rebouças, recebeu o evento Finep Day Curitiba, voltado a empresas e instituições sem fins lucrativos e instituições científicas e de inovação tecnológica (ICTs).

O evento faz secção da série Finep Day que está ocorrendo pelo país para vulgarizar o programa Finep Mais Inovação, que conta com dez chamadas públicas recém-lançadas, além de outras ações de financiamento reembolsável, investimento e não-reembolsável.

Mais de 170 pessoas participaram presencialmente, além de participantes via on-line. À tarde haverá rodada de negócios e mais de 40 empresas serão atendidas. As vagas estão esgotadas.

O presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão, destacou a valia do evento para o ecossistema do Vale do Pinhão. “Os novos programas da Dependência, uma vez que Innovate Curitiba, Escola de Inovação e Invest Curitiba, terão projetos uma vez que oriente Finep Day, em parceria com Fiep e Finep, para trabalhar em conjunto com empresas e instituições da cidade fomentando a inovação e o desenvolvimento tecnológico”, afirmou Paixão.

Virgílio Moreira Rebento, vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), expressou satisfação em participar do workshop. “É bastante significativo ser o representante da Fiep neste workshop na Dependência Curitiba, da qual fui um dos fundadores. O papel da Dependência tem sido fundamental no desenvolvimento econômico e inovador da cidade”, disse. Virgílio recebeu o livro Innovate Curitiba entregue por Dario Paixão. A Fiep é uma das instituições representadas no livro e na plataforma do dedo.

Bruno Camargo, gerente Regional Sul da Finep, elogiou o Paraná pelo aproveitamento das oportunidades de financiamento e fomento à inovação. “Levante Finep Day em Curitiba é um grande exemplo de qualidade e produtividade, com discussões e troca de conhecimento que vão alavancar muito projetos na região”, salientou Camargo.

Finep Mais Inovação

No programa, a Finep disponibilizará mais de R$ 2,18 bilhões, além de oferecer financiamento via crédito a taxas a partir de TR + 2,3% ao ano para projetos inovadores que se enquadrem nas missões do Recomendação Pátrio de Desenvolvimento Industrial (CNDI).

O Finep Day Curitiba teve parcerias da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Escola de Inovação de Curitiba, ligada à Dependência Curitiba, e da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

Rodando o Brasil

Estão sendo realizados mais de 30 Finep Days nos meses de março e abril, em mais de 20 estados. Os eventos são organizados pelos escritórios regionais da financiadora em parceria com os principais agentes do ecossistema de inovação locais. 

O Paraná é um dos principais estados apoiados com recursos da Finep, com empresas e ICTs tendo contratado mais de R$ 3 bilhões desde 2019, representando 11% do totalidade alocado pela financiadora no período. 

*Créditos imagens e informações Prefeitura de Curitiba