Fundação Cultural de Curitiba abre inscrições para eleição do Conselho Municipal de Cultura

A Fundação Cultural de Curitiba dá início ao processo de formação do novo Conselho Municipal de Cultura (gestão 2024-2026). A partir desta quinta-feira (23/11), até 5 de dezembro, estarão abertas as inscrições para os interessados em se candidatar a vagas de representantes da sociedade civil e da comunidade artística e também para aqueles que pretendem participar como eleitores. As inscrições podem ser feitas em formulário que estará disponível no site da Fundação Cultural de Curitiba.

A eleição do Conselho acontece no âmbito da 2ª Conferência Extraordinária Municipal de Cultura, que foi convocada especialmente para o processo de escolha dos novos membros titulares e suplentes. A primeira etapa da conferência extraordinária será realizada no formato virtual, no dia 7 de dezembro, quando serão apresentados todos os candidatos inscritos. A eleição será presencial, no dia 9 de dezembro, com urnas nas 10 Ruas da Cidadania, e na sede do Conselho, no Palacete dos Estudantes (UPE).

Como se inscrever

O Conselho Municipal de Cultura, órgão que participa da elaboração e fiscalização das políticas públicas de cultura, é composto de dez membros titulares e seus respectivos suplentes da sociedade civil organizada, nove membros titulares e seus respectivos suplentes da comunidade cultural e artística organizada, e oito membros titulares e seus respectivos suplentes indicados pelo poder público municipal.

Para fazer a inscrição, o participante como candidato ou eleitor deve estar cadastrado no portal e-cidadão (www.curitiba.pr.gov.br), no banner Minha Prefs. A inscrição estará disponível no site da Fundação Cultural de Curitiba, no banner da II Conferência Extraordinária Municipal de Curitiba, a partir da zero hora do dia 23 de novembro até as 23h55 do dia 5 de dezembro.

Como se candidatar

No ato da inscrição, quem se apresentar como candidato deverá indicar se representa a sociedade civil ou a comunidade artística. Se optar pela sociedade civil, será automaticamente inscrito como candidato da Regional de sua residência. Se optar por se candidatar como representante da comunidade artística, deverá indicar qual o seu segmento de atuação (música, artes cênicas, audiovisual, literatura, artes visuais, patrimônio histórico e cultural, folclore e cultura popular, linguagens funcionais, arte e cultura urbana).

Eleição

A Fundação Cultural disponibilizará no site a relação dos candidatos inscritos. A eleição ocorrerá em duas fases:

7/12 – Etapa virtual (das 18h30 às 21h30): os participantes receberão um link para entrar na sala virtual. Haverá leitura do regimento interno e cada candidato terá três minutos para apresentar suas propostas. 

9/12 – Etapa presencial (das 9h às 17h):  para escolha de candidato ao Conselho Municipal da Cultura que representará a sociedade civil (regionais), o eleitor deverá comparecer ao Núcleo da Fundação Cultural nas Ruas da Cidadania, conforme a regional de sua residência. Para votar nos candidatos da comunidade artística (setoriais de arte e cultura), o eleitor deverá se dirigir à sede do Conselho, na UPE (Rua Pres. Carlos Cavalcanti, 1157, bairro São Francisco).

A plenária final da conferência, com o computo final dos votos e leitura dos nomes dos conselheiros titulares e eleitos suplentes, acontece no mesmo dia (9/12), logo após o término da votação, no espaço da UPE, das 18h às 19h.

Serviço

Inscrições para eleição do Conselho Municipal de Cultura de Curitiba (gestão 2024-2026)

De 23 de novembro a 5 de dezembro de 2023

Cadastro no portal e-cidadão

Inscrições para candidatos e eleitores no site da Fundação Cultural de Curitiba

Fonte: Prefeitura de Curitiba