Greca anuncia entrada de Curitiba na era da eletromobilidade

Greca anuncia entrada de Curitiba na era da eletromobilidade

 

O prefeito Rafael Greca anunciou a entrada do transporte público curitibano na era da eletromobilidade ao apresentar nesta sexta-feira (16/9), no Parque Tanguá, o modelo de ônibus 100% elétrico fabricado pela empresa chinesa Higer, que irá operar em fase de testes neste mês de setembro na cidade.

“É hora de embarcarmos com os dois pés e todos os pneus na eletromobilidade. A ideia é, de agora até 2024, colocar linhas integralmente elétricas em operação na cidade”, disse Greca, ao destacar que serão testados diferentes tipos de ônibus disponíveis no mercado para definir as tecnologias que se adequem às demandas de Curitiba.

“O mundo vai melhorar na proporção em que avançarmos na eletromobilidade. A ideia de baterias autossuficientes, de frotas públicas de transporte que não envenenem o ar das cidades, que não aumentem o aquecimento global e que façam com que as pessoas vão e voltem com plena saúde é o que representa o rosto da esperança e a visão do futuro. Curitiba tem compromisso com o futuro”, reforçou o prefeito.

 

Planejamento

O vice-prefeito Eduardo Pimentel destacou o planejamento como o principal ativo de Curitiba. “O planejamento, orientado pelo prefeito Rafael Greca, culmina com um momento importante que une a administração municipal, fabricantes e empresas com o objetivo de promover a evolução da mobilidade em Curitiba.”

Para o diretor da Higer Bus do Brasil, Marcelo Barella, é importante mostrar a nova tecnologia na capital paranaense.

“É importante apresentar a nova tecnologia e o conforto que o ônibus pode dar. A cidade vai poder entender o quanto os projetos da Prefeitura são importantes para a acessibilidade e o bem-estar das pessoas”, observou Barella. 

A Higer é uma das maiores fabricantes de ônibus do mundo, tendo produzido 320 mil veículos, dos quais 50 mil elétricos. O modelo Azure, apresentado em Curitiba, é o mais novo com 5.700 unidades rodando no mundo. 

O presidente da empresa Enel X, Francisco Scroffa, responsável pela infraestrutura de carregamento dos ônibus elétricos, ressaltou o ganho ambiental com a inserção da eletromobilidade. “São projetos que provocam uma disrupção na cidade, com grande melhora para o meio ambiente e uma grande aposta para o futuro”, disse Scroffa. “A mobilidade urbana é responsável por 30% da poluição nos centros urbanos”, completou.

Transformação urbana

O cônsul honorário da Alemanha em Curitiba, Andreas Hoffrichter, ressaltou a participação de Curitiba na TUMI (Transformative Urban Mobility Iniciative) E-Bus Mission, com a meta de acelerar a transição para ônibus elétricos. “É uma honra participar de um evento em que temos instituições alemãs envolvidas com o compromisso de substituir os combustíveis fósseis por energia elétrica para reduzir a poluição atmosférica.”

A iniciativa é financiada pelo Ministério Alemão de Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ) com o suporte do C40 Cities, Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), The International Council on Clean Transportation (ICCT), The Institute for Transportation and Development Policy (ITDP), ICLEI – Local Governments for Sustainability, The International Association of Public Transport (UITP) and World Resource Institute (WRI).

A representante da WRI Brasil, Cristina Albuquerque, destacou o planejamento estruturado de Curitiba, pelo trabalho de equipes do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e da Urbs na busca da mobilidade sustentável. “O dia de hoje representa o compromisso do prefeito e da cidade com as pautas climáticas e o PlanClima. Curitiba dá passos concretos para a eletrificação do transporte rumo à sustentabilidade..

Segundo o diretor da empresa Redentor, onde está implantada a unidade de recarga do ônibus da Higer, Angelo Gulin Neto, houve uma integração de esforços para os testes de eletromobilidade. “Curitiba merece um sistema moderno de transporte. A Autoviação Redentor abraçou esse projeto com a participação de todos os instrutores para os testes.”

Presenças

Participaram do evento de apresentação do ônibus elétrico o presidente da Urbs, Ogeny Maia Neto, as secretárias do Meio Ambiente, Marilza Dias, da Educação, Maria Sílvia Bacila, e da Comunicação, Cinthia Genguini; a diretora de Planejamento do Ippuc, Suely Hass, a coordenadora de Mobilidade, Olga Prestes, a assessora de Investimentos, Ana Cristina Jayme, e o assessor de Mobilidade, Cléver Almeida; o assessor da presidência do Ippuc, Ricardo Bindo; o administrador da Regional Cajuru, Narciso Doro Jr.; e vereadores.

Apresentação e testes

O ônibus elétrico da Higer estará neste sábado (17/9) e domingo (18/9), no Parque Barigui, para viagens gratuitas de hora em hora, a partir das 9h, de ida e volta desde o Salão de Atos até o Terminal Campina do Siqueira, com paradas no Pavilhão de Exposições.

Na próxima semana, o ônibus estará em operação, de forma alternada, no transporte de passageiros nas linhas Campo Comprido/CIC, Jardim Ludovica, Detran/Vicente Machado, Campina do Siqueira/Batel e Campo Alegre.

Fonte: Prefeitura de Curitiba