Greca homenageia Prof. Leo Kriger com nome do Centro de Especialidades Odontológicas, no centro de Curitiba

Greca homenageia Prof. Leo Kriger com nome do Centro de Especialidades Odontológicas, no centro de Curitiba

Em homenagem ao dentista, professor e personalidade curitibana da odontologia, o prefeito Rafael Greca renomeou nesta quinta-feira (7/12) o Centro de Especialidades Odontológicas da Rua do Rosário como CEO Prof. Leo Kriger. Com a presença de familiares, amigos e representantes de universidades e entidades da odontologia, o evento que marcou a mudança de nome foi de grande emoção.

“É com imensa alegria que recebemos o Rogério Kriger e a Dona Helena e sua família, que representam o nosso homenageado”, disse Greca ao receber os convidados.

“O Dr. Leo Kriger é um exemplo de qualidade de serviço dentário. Foi um mestre da universidade e foi sempre tocado pelo sentimento social de restaurar o sorriso dos mais pobres”, disse o prefeito, relembrando inclusive de oportunidade em que o professor defendia junto ao então prefeito Jaime Lerner a necessidade de se instalar em Curitiba um serviço de odontologia social.

“É por isso que é muito justo que o honrado nome dele fique eternizado neste centro de odontologia da cidade”, defendeu o prefeito.

Odontologia Social

A secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella, também dentista de profissão, relembrou a importância do trabalho desenvolvido pelo professor na consolidação de um sistema público de saúde que envolvesse a odontologia. Segundo ela, o Centro Odontológico da Rua do Rosário oferece atendimento com dentistas pelo sistema público antes mesmo do SUS estar consolidado, desde o final da década de 1980.

“O professor Leo foi incansável. Correu o Brasil de Norte a Sul com sua mensagem, atuando para consolidar a odontologia dentro do sistema único de saúde no país”, relatou a secretária, destacando que isso não acontece em outros países que têm sistemas universais de saúde.

“Este centro especializado funciona em Curitiba há mais de 30 anos e está aqui diariamente atendendo os curitibanos naquilo que lhe é necessário e prioritário”, disse.

Beatriz relatou que Curitiba conta com 108 clínicas odontológicas espalhadas pelos 10 Distritos Sanitários (DS) e também com dois centros de especialidades para o atendimento com dentistas – o CEO Leo Kriger e CEO Sylvio Gevaerd (DS Portão), cujos nomes são homenagens a dois importantes defensores do atendimento público de odontologia.

Muito emocionado, Rogerio Kriger agradeceu as homenagens a seu pai. Falando em nome da família, ele descreveu Leo Kriger como um encantador de pessoas.

“A gente só tem que agradecer à cidade em que meu pai viveu e amou. Ele fez muito pelo serviço público e adorava isso. Me honra muito ser seu filho, por todo trabalho e todo legado que ele deixou na vida e principalmente para a cidade que ele tanto amou. Viva Curitiba!”, declarou Rogério.

Responsável pelo texto de homenagem grafado na placa instalada na sala de espera do Centro de Especialidades, Samuel Jorge Moyses, ex-aluno e sucessor do mestre Leo Kriger, estava emocionado e feliz com a merecida homenagem.

“Esse texto é puro afeto, porque o Leo era afetividade em pessoa. Ele era uma pessoa íntegra, cheia de empatia e todos que estavam ao lado dele se beneficiavam de suas dádivas e bençãos. É uma homenagem muito merecida”, disse Samuel.

O rabino Pablo Berman fez uma benção no local e enalteceu a homenagem ao amigo Leo Kriger, que foi presidente da Federação Israelita e do Centro Israelita do Paraná. “Que este local que passa a se chamar Leo Kriger continue a ser um local de cura e cuidado. Que cada paciente encontre aqui respeito, confiança, bem-estar e que a dedicação e a expertise dos profissionais se traduzam em sorrisos saudáveis e felizes”.

Lei 16.187

A mudança de nome do CEO Rosário para Prof. Leo Kriger foi uma proposição do vereador Tico Kuzma e a Lei Nº 16.187/2023 foi sancionada pelo prefeito Rafael Greca em junho deste ano.

Presenças

Também participaram do evento a deputada estadual Márcia Huçulak; o vereador Tico Kuzma; o presidente da Associação Brasileira de Odontologia, Dalton Bittencourt; o presidente da Academia Paranaense de Odontologia, André Moreira Rodrigues; o professor Monir Tacla; a coordenadora do curso de odontologia da UFPR, Maria Izabel Faria de França; o superintendente Executivo da SMS, Juliano Schmidt Gevaerd; a assessora do Gabinete da SMS, Raquel Ferraro Cubas; a supervisora do Distrito Sanitário Matriz, Gisele Jarek Tulio; a coordenadora do Centro de Especialidades Odontológicas Léo Kriger, Luiza Foltran de Azevedo Koch; ex-alunos; professores da PUC-PR e UFPR; servidores do Centro de Especialidades Odontológicas Prof. Leo Kriger; servidores aposentados da PMC; e amigos do homenageado.

Quem foi Leo Kriger

Filho de pais poloneses, Isaac Wolf Kriger e Reizel Kriger, Léo Kriger nasceu em Curitiba em 10 de agosto de 1942. Graduado em Odontologia pela UFPR em 1965, tinha mestrado em Odontologia Social na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e título de Odontopediatra Social pela Universidade de Illinois, em Chicago.

Cirurgião-dentista, foi professor por quase 30 anos na UFPR, lecionando também na PUC-PR e Tuiuti. Também atendia em sua clínica no Edifício Tijucas. Atuou em posições-chave, sempre voltado para a saúde coletiva e os serviços públicos. De 2011 a 2015, coordenou a política de saúde bucal do Paraná, pela Secretaria de Estado da Saúde.

Membro da Academia Paranaense de Odontologia, seu legado está registrado em artigos, livros, nos programas de saúde bucal que idealizou, pela sua presença marcante na Associação Brasileira de Ensino Odontológico (Abeno), em incontáveis congressos, simpósios, fóruns, por sua atuação no ensino e no serviço em prol da saúde bucal inclusiva e de qualidade.

Leo Kriger foi também presidente da Associação Brasileira de Odontologia de Promoção de Saúde (Aboprev) e se dedicou a aproximar a universidade da população, a odontologia do Sistema Único de Saúde, tendo liderado ações de valor imensurável à saúde da população mais carente e das crianças em idade escolar. 

Foi membro de corpo editorial da Revista da Associação Brasileira de Odontologia de Promoção de Saúde, membro de corpo editorial da Revista Brasileira de Odontologia em Saúde Coletiva, membro do corpo editorial da Dental Tribune International e membro de corpo editorial da Revista da Associação Brasileira de Ensino Odontológico.

Apaixonado pelo Coritiba, foi jornalista esportivo até os anos 1980, no Diário do Paraná, depois se tornando dentista do seu time de coração.

Foi presidente da Federação Israelita e do Centro Israelita do Paraná.

Desde 2015, residia na cidade de Gedeva, a 35 quilômetros ao Sul de Tel Aviv, Israel, com sua esposa Helena, onde veio a falecer em 31 de julho de 2022. Teve dois filhos, Cyrla e Rogério, e quatro netos: Noam, Leonardo, Adi e Brunno.

Homenagem ao Prof. Leo Kriger (painel em destaque no Centro de Especialidades Odontológicas)

“Professor Leo”

Sim, assim o chamamos de modo carinhoso e reverencial

Professor de todos nós

Professor no sentido mais nobre

e sublime do termo

Pela integridade

Pela ética

Pelo entusiasmo

Pela empatia

Pela habilidade

Pelos valores humanos

Pela sabedoria

Traduzia em palavras simples tudo que nos parecia obstáculo intransponível. Propunha ações para a saúde pública, inspirava projetos de pesquisa, rascunhava em guardanapos esboços para a redação/edição de livros e artigos científicos.

Praticou uma ‘catequese’ no ensino, nos serviços, na preservação da saúde bucal, mental, na coesão social.

Formou novas gerações, impregnadas de inspirações.

Leo vive em nossa recordação onipresente e vive porque é mencionado em cada aula, em cada referência de obra publicada, em cada exemplo que nos presenteou.

Leo partiu?

Leo segue entre nós, pois também celebramos, de um modo não litúrgico, a prece “Yizkor”, que literalmente significa “lembrar”, o nosso recurso mais poderoso – o poder da eternidade, o poder de lembrar daqueles que se foram antes de nós.

Leo vive!

Fonte: Prefeitura de Curitiba