Greca inaugura a Casa Culpi, quarta unidade de Escola de Segurança Alimentar em Curitiba

Greca inaugura a Casa Culpi, quarta unidade de Escola de Segurança Alimentar em Curitiba

Com a alegria do coral de Santa Felicidade ao som de “Mérica, Mérica”, canção icônica dos imigrantes italianos na chegada ao Brasil, o prefeito Rafael Greca inaugurou, nesta quinta-feira (23/11), a quarta unidade de Escola de Segurança Alimentar em Curitiba, a Casa Culpi. 

O local oferecerá cursos e capacitações na área da gastronomia e turismo, em um esforço conjunto entre a Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, a Fundação Cultural de Curitiba, o Instituto Municipal de Turismo (IMT) e a Fundação de Ação Social, promovendo a qualificação para o trabalho e geração de renda. 

A casa abrigará também uma série de atividades, incluindo exposições culturais sobre a imigração italiana, a história da família Culpi e a influência italiana na região, caracterizando-se como um espaço multifuncional dedicado à celebração dos 145 anos da imigração italiana para Curitiba. 

Greca expressou seu entusiasmo em relação à inauguração da Casa Culpi e destacou a importância de projetos que unem cultura, educação e desenvolvimento econômico. 

“É com imensa alegria que nós devolvemos a Curitiba esse casarão que abrigou a esperança de uma  tradicional família italiana da região de Santa Felicidade. Agora a casa da família Culpi vai abrigar a esperança de muitos curitibanos como um símbolo do compromisso da nossa cidade em preservar e celebrar suas tradições, ao mesmo tempo que investe no futuro através da educação e do desenvolvimento social”, disse o prefeito. 

O o vice-prefeito e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, exaltou a satisfação da entrega de um local que fará um papel tão importante para a comunidade. “Nós estamos entregando aqui hoje várias coisas: o respeito à tradição, o cuidado com o patrimônio histórico e cultural da nossa cidade e uma área de aperfeiçoamento e profissionalização em diversas áreas”, destacou Pimentel. 

Primeiros cursos

O projeto da Casa Culpi inclui a oferta de oportunidades de formação na área da gastronomia e turismo, utilizando a metodologia das Escolas de Segurança Alimentar e Nutricional. Os primeiros cursos, de Culinária Natalina e Qualidade no Atendimento ao Turista, já estão programados para iniciar no dia 11 de dezembro. 

O secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, ressaltou a entrega da Casa Culpi que agora se torna referência para a região. “A Casa Culpi não é apenas um marco histórico, mas também uma iniciativa inovadora voltada para a promoção da emancipação através da geração de renda”, salientou o secretário. 

Há outras três Escolas de Segurança Alimentar em Curitiba: Escola de Segurança Alimentar Patrícia Casillo (Jardim Botânico/Centro), Escola de Segurança Alimentar Dom Bosco (Campo do Santana) e Escola de Segurança Alimentar Vila Agrícola (Cajuru). 

As escolas têm parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e outras instituições de ensino para oferecer cursos e capacitações relacionados à alimentação, abrangendo áreas como comidas de boteco, confeitaria, preparo de pães, pizzas, lanches, tortas, aproveitamento integral dos alimentos e boas práticas na manipulação.

Obras

Iniciada em 11 de janeiro, as obras foram coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas no imóvel adquirido nos anos de 1990 para servir como equipamento público. 

De lá para cá, o espaço que originalmente serviu como moradia, armazém e ponto de encontro de motoristas que seguiam ao norte do Paraná teve diferentes funções no município, entre elas a de memorial da imigração italiana e a de Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

De acordo com Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas (Smop), a requalificação da edificação adequou o espaço às novas funcionalidades, mantendo as características da charmosa edificação, localizada no número 8.450 da Avenida Manoel Ribas.

“Com a reforma preparamos o local para a criação de uma cozinha-escola e outras instalações para que propiciem a formação de novos profissionais da área da gastronomia”, explica Rodrigues.  

Reparos e substituições

Para manter as boas condições da edificação e adequar às novas funções, o espaço com cerca de 430 m² recebeu reparos elétricos, hidráulicos, na cobertura e readequação dos banheiros. Os serviços incluíram a substituição do piso, conserto de vazamentos e infiltrações, além da instalação de plataforma elevatória e pintura.

Presenças

Também participaram da inauguração da Casa Culpi os vereadores Sidnei Toaldo, Mauro Bobato e ALexandre Leprevost; as presidentes da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, da Fundação de Ação Social, Maria Alice Erthal, e do Instituto Municipal do Turismo, Tatiana Turra;  o assessor de articulações políticas Lucas Navarro; o presidente da Associação dos Detentores Particulares de Patrimônio Cultural, Paulo Cezar Boscardin Pereira; o superintendente de Segurança Alimentar e Nutricional, Edson Rivelino Pereira; a administradora regional de Santa Felicidade, Simone da Graça das Chagas Lima; e os membros da familia Culpi, Cezar Augusto Culpi, Maria Culpi, Ilda Culpi e Levir Culpi. 

Fonte: Prefeitura de Curitiba