Greca vistoria obras de implantação do novo parque da cidade, o Pinhal de Santana

Greca vistoria obras de implantação do novo parque da cidade, o Pinhal de Santana

 

Avançam as obras de implantação do mais novo parque de Curitiba. O Pinhal de Santana, no bairro Campo de Santana, tem previsão de entrega para o mês de novembro e foi vistoriado nesta sexta-feira (26/8) pelo prefeito Rafael Greca. No local, há frentes de trabalho das secretarias municipais do Meio Ambiente e de Obras Públicas.

A área de mata nativa tem 350 mil metros quadrados e fica na Rua Delegado Bruno de Almeida, em frente à aldeia indígena Kakané-porã, na Regional Tatuquara. “Esse pinheiral nativo, além de área de conservação, vai se transformar em um espaço de lazer e convívio para as famílias da região”, destacou Greca.

Acompanhado da secretária do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Oliveira Dias, o prefeito conferiu o andamento da reforma da construção preexistente no espaço, que será destinada às atividades da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude. Também estão em obras a sede da Guarda Municipal e o parquinho inclusivo, com piso emborrachado. A pista de caminhada, com extensão aproximada de 700 metros, foi finalizada. 

Ainda estão previstas colmeias do programa de polinização Jardins de Mel, uma quadra poliesportiva e muita área verde para descanso, contemplação e lazer.

Com a entrega do Pinhal de Santana, Curitiba vai passar a contar com 45 parques e bosques entre as suas unidades de conservação. Há cerca de um ano o projeto foi apresentado ao prefeito pela equipe da Secretaria do Meio Ambiente na unidade de conservação. Na ocasião, foi feito o plantio de 100 novas mudas de árvores nativas, entre elas 50 araucárias.

“A ampliação de áreas verdes e o plantio de árvores estão entre as estratégias de enfrentamento e mitigação das mudanças climáticas”, disse a secretária Marilza Dias.

Pavimentação

Para a implantação do novo parque público, a Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) executou obras de infraestrutura na região. O acesso ao local, pela Rua Delegado Bruno de Almeida, e a área reservada ao estacionamento receberam 500 metros de pavimentação.

Também foi implantado sistema de drenagem, com galerias de águas pluviais, bocas de lobo e meio-fio. A pista que levará as pessoas ao parque receberá ainda uma nova camada de pavimentação, após a conclusão das obras que estão em execução sob coordenação da Secretaria do Meio Ambiente. 

Nesta sexta-feira (26/8), as equipes da Smop iniciaram a instalação de 16 luminárias na tecnologia LED, que gastam menos energia e iluminam melhor. 

“A partir da determinação do prefeito Rafael Greca, de trabalho integrado na administração municipal para a assegurarmos qualidade de vida à população, temos trabalhado em obras que contribuem para a criação de mais um importante espaço de preservação, um local com áreas verdes e espaço para atividades físicas e o lazer das famílias, em especial as que vivem na região sul da cidade”, disse Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário de Obras Públicas, que acompanhou a visita.

Participaram da vistoria, o assessor de Articulação Política, Lucas Navarro de Souza; o superintendente de Obras e Serviços da Secretaria do Meio Ambiente, Jean Brasil; o diretor de Parques e Praças, Giovando Romanine; o diretor de Iluminação Pública, Tony Malheiros; o administrador da Regional Tatuquara, Marcelo Ferraz Cesar; e os arquitetos da Secretaria do Meio Ambiente Fernando Canalli e Loreley Motter Kikuti, responsável pelo projeto.   

Fonte: Prefeitura de Curitiba