Guarda Municipal de Curitiba capacita agentes de Telêmaco Borba

Guarda Municipal de Curitiba capacita agentes de Telêmaco Borba

Nesta semana, a Guarda Municipal de Curitiba iniciou um curso de formação técnico profissional para a Guarda Municipal de Telêmaco Borba, cidade localizada na região dos Campos Gerais do Paraná. A capacitação tem duração de cerca de seis meses e visa formar os agentes de segurança para atuar na proteção da população e do patrimônio histórico e cultural da cidade.

A ação é parte de um termo de cooperação técnica entre os municípios. O curso segue até maio de 2024. São 932 horas/aula em modalidade presencial que servirão para capacitar 29 Guardas Municipais de Telêmaco Borba. Cerca de 35 instrutores da GM de Curitiba irão participar da formação. 

“Nossa Guarda Municipal é referência nacional e temos atuado junto a outros municípios paranaenses para fortalecer, aprimorar e nivelar a atuação profissional desses homens e mulheres que prestam um trabalho fundamental de atendimento à população e ao bem público”, disse o comandante da Guarda Municipal de Curitiba, Carlos Celso dos Santos Júnior, que participou da aula inaugural do curso, acompanhado do superintendente executivo de Defesa Social e Trânsito, José Semmer Neto. 

Curso de Formação

Segundo a diretora do Centro de Formação da Guarda Municipal de Curitiba, inspetora Cleusa Pereira, os custeios de transporte, estadia e alimentação dos servidores de Curitiba serão integralmente assumidos pela Prefeitura de Telêmaco Borba. 

O foco do curso está em disciplinas teórico-práticas que ajudem os guardas a agirem conforme a matriz curricular para a formação em segurança pública. As aulas são ministradas por profissionais indicados pela Superintendência da Guarda Municipal que têm conhecimento técnico e experiência comprovada nas áreas abordadas no curso. 

A capacitação tem, ao todo, 27 diferentes conteúdos. Entre eles estão Direito Constitucional, Direitos Humanos, Sociologia, Antropologia, Técnicas de Postura e Disciplina, Defesa Civil, Técnicas de Utilização de Armas e Equipamentos Menos Letais. 

Ao final de cada disciplina, serão aplicadas avaliações teóricas e práticas, além disso, os participantes devem realizar estágio obrigatório. A promoção e execução deste curso é da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT), Superintendência da Guarda Municipal, do Centro de Formação da Guarda Municipal de Curitiba, do Instituto Municipal De Administração Pública (Imap) e da Prefeitura de Telêmaco Borba.

Formação de instrutores

Além de formar novos profissionais e manter a qualificação contínua dos guardas municipais, o Centro de Formação também é referência na formação de instrutores. Em outubro deste ano, novos instrutores de armamento e tiro foram formados, após uma capacitação de 204 horas/aula. 

Entre os participantes, além da GM de Curitiba, estavam guardas dos municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais da Região Metropolitana de Curitiba (COIN-GM), Litoral e Interior do Paraná.

Fonte: Prefeitura de Curitiba