Historiador lança guia de visitação à Catedral Basílica de Curitiba

Historiador lança guia de visitação à Catedral Basílica de Curitiba

No Centro de Curitiba, a imponente Catedral Basílica se destaca como um dos grandes símbolos da cidade. Neste sábado (18/11), o lançamento do livro Catedral Basílica de Curitiba: Guia de Visitação, do historiador Gabriel Forgati, traz para as páginas dos livros, em fotografias e textos, toda a riqueza e magnitude deste grande marco histórico.

O livro, realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba, será lançado na Catedral, às 16h30, com a presença do autor. Neste sábado (18/11), haverá também uma visita guiada pela manhã, com inscrições disponíveis no site da Catedral.

As visitas guiadas à Catedral Basílica de Curitiba são mensais, gratuitas e abertas ao público. Elas são feitas desde 2016 e neste período mais de 4 mil pessoas já realizaram o passeio.

Gabriel Forgati é há vários anos o mediador das visitas guiadas à Catedral. Sua obra inicia com um histórico da edificação e continua com capítulos temáticos sobre os vitrais, as esculturas, o mobiliário e as pinturas, explorando todo o interior da Catedral. O livro também possui um capítulo sobre o estilo neogótico, no qual a igreja foi construída. 

A Catedral Basílica de Curitiba não se limita à sua beleza arquitetônica; ela representa a fundação de Curitiba. Desde a primeira igreja estabelecida no local no século XVII, a Catedral assume atualmente a posição de terceira e última sede da Paróquia Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, criada em 1668, antecedendo mesmo aos prédios históricos de Curitiba, como a Câmara Municipal. 


Serviço: “Catedral Basílica de Curitiba: guia de visitação”

Local: Catedral Basílica de Curitiba (Rua Barão do Serro Azul, 31, Centro – Praça Tiradentes)

Data: sábado (18/11), às 16h30

Gratuito

Fonte: Prefeitura de Curitiba