Homenageada “honoris causa” destaca importância da luta contra preconceitos

Homenageada "honoris causa" destaca importância da luta contra preconceitos

A titular da Assessoria de Promoção e Igualdade Racial de Curitiba, Marli Teixeira Leite, destacou a importância da luta contra preconceitos durante a cerimônia em que recebeu o título de Doutora Honoris Causa, nesta quarta-feira (13/07).

“É com grande emoção que faço parte deste evento”, disse Marli. “Infelizmente ainda enfrentamos muitos preconceitos, mas a luta vem sendo feita para alterar essa realidade”, completou ela, que há 34 anos trabalha no poder público.

O título foi concedido justamente pela trajetória profissional de Marli, notadamente pelo desenvolvimento de ações comunitárias, esporte social e direitos humanos. Sempre ligada a movimentos negros e atuante no candomblé desde 1989, ela desenvolveu vários projetos, principalmente em áreas de extrema vulnerabilidade da capital.

O título honoris causa foi concedido pela Ordem dos Capelães do Brasil (OCB) e chancelado pela Faculdade Febraica (Formação e Especialização Brasileira e Internacional de Capelania).

“Sabemos da dificuldade de defender e abraçar a causa da Igualdade Racial”, disse Akoda Akinyàlé, diretor estadual da OCB em São Paulo e representante do Ifá (um sistema divinatório de origem africana) no fórum interreligioso da Secretaria Estadual de Justiça de SP, durante a apresentação dos agraciados.

Ações comunitárias

Entre as 88 pessoas (oito em memória) que receberam a titulação, muitos são representantes das religiões de origem africana, com histórico de ações de apoio e ajuda social e humanitária. Segundo Akinyàlé, a capelania representa as pessoas que exercem trabalho comunitário, independentemente da religião.

A titulação começou a ser concedida pela OCB há cerca de dois anos, como forma de resgatar e valorizar a atuação social em prol da sociedade e a ancestralidade das religiões.

Auditório cheio

O evento foi realizado no auditório da Rua da Cidadania do Cajuru, que ficou lotado com a participação de cerca de 150 pessoas.

Honoris causa quer em latim quer dizer “por causa da honra”, um título concedido pela trajetória de realizações independentemente de outras titulações acadêmicas.

Clique aqui e saiba mais sobre a homenagem.

Fonte: Prefeitura de Curitiba