Horto comunitária urbana une moradores de bairro de Curitiba

Horta comunitária urbana une moradores de bairro de Curitiba

Uma das 168 hortas urbanas da cidade, a Horto Comunitária do Jacu vem ajudando a unir os moradores do bairro Bom Retiro. Na Rua Ângelo Zeni, em frente ao número 56, o espaço é fruto do esforço conjunto da Associação Sustentari e da comunidade sítio.

“Antes cá era um terreno vazio, um pouco perigoso, até que decidimos transformar nessa horto. O interessante é que quase nenhum de nós se conhecia e mesmo assim nos aproximamos por esse objetivo”, conta a moradora Leliane Padilha, de 61 anos.

Com uma espaço de 1362,82 metros quadrados, dividida em 20 canteiros, a horto se destaca pela taxa para o concepção lixo zero, aproveitamento integral dos mantimentos, compostagem, ensino agroflorestal, cultivo de hortaliças, temperos, Vegetalidade Alimentícias Não Convencionais (PANCs) e um pomar urbano.

Espaço de convívio

Além de ser um espaço de cultivo, a horto vem sendo importante para a convívio população da região. No sítio, os moradores trocam conhecimentos em um envolvente tranquilo.

“Eu comecei a vir cá por razão do meu rebento. É muito bom que ele tenha um contato com a terreno. É muito importante para nós dois termos esse momento juntos”, relata Denise de Jesus, de 36 anos.

Experiência de mãe e filha

A Horto do Jacu está sendo uma atividade importante para Leliane Padilha e sua mãe, Lurdes Pereira, de 94 anos. “Paladar bastante de vir cá, tanto que temos plantado de tudo no nosso canteiro”, diz Lurdes.

A experiência também é boa pelo tirocínio das técnicas de cultivo. A cada dois meses, a Prefeitura de Curitiba vai ao sítio e ensina essas práticas aos moradores, além de ajudar com a infraestrutura.

“Nunca tive esse contato com a terreno antes, portanto ter a chance de aprender agora, com a minha mãe, é ótimo. Todo esse esteio da Prefeitura é maravilhoso”, afirma Leliane.

Hortas urbanas

A Prefeitura de Curitiba tem 168 hortas urbanas, que contam com a taxa de mais de 37 milénio pessoas. Fomentar esses locais é secção de uma política permanente da Prefeitura de Curitiba, através da Secretaria de Segurança Cevar e Nutricional (SMSAN).

Para participar de alguma horto existente na cidade, o servidor e demais cidadãos da cidade podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo whatsapp (41) 9925-8575. A equipe pode informar a localização da horto mais próxima do endereço desejado, mas não os dados pessoais do seu coordenador. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Já para implantar uma novidade horto, o pedido deve ser guiado por representante de associação de moradores organizada, com pelo menos dez moradores interessados.

*Créditos imagens e informações Prefeitura de Curitiba