Horta e praça ganham novo sistema de iluminação no Tatuquara

Horta e praça ganham novo sistema de iluminação no Tatuquara


Dois locais do Tatuquara receberam novo sistema de iluminação mais eficiente e que dá maior de sensação de segurança aos moradores. Na Horta Comunitária Monteiro Lobato, as equipes da Secretaria Municipal de Obras Públicas implantaram refletores que iluminam os canteiros e até permitem que os hortelões possam regar e cuidar das plantas à noite. 

A substituição das lâmpadas comuns, de sódio, por luminárias em tecnologia LED faz parte do processo de eficiência e modernização energética que está sendo implantado em Curitiba desde 2019.

“Estamos renovando a iluminação dos bairros e isso traz um ganho muito importante para a população em qualidade de vida e segurança, tanto para se deslocar para o trabalho como para o lazer”, avaliou o secretário de Obras Públicas, Rodrigo de Araújo Rodrigues.

Furtos e vandalismo

Situada na Rua Josuel Ferreira, no Tatuquara, a Horta Comunitária Monteiro Lobato não contava com iluminação e os moradores reclamavam de pequenos furtos e vandalismo durante à noite.

Para corrigir o problema, foram instalados 2 postes duplo T de 12m com 4 projetores integrados de 250W de vapor metálico que garantiram a iluminação de toda a área. 

Rega à noite

“A nova iluminação trouxe mais segurança para cuidar da horta”, disse Jéssica Fernanda da Silva Santos, moradora na Rua Ferdinand Otto Müller, no Tatuquara. Antes da implantação, ela relatou que ocorriam muitos furtos de materiais e verduras da horta e até dos canos de PVC que disponibiliza água para os canteiros.


“Agora com tudo iluminado a situação mudou e também facilitou para os hortelões ampliarem os cuidados com a horta. Quem trabalha durante dia, pode regar e cuidar das plantas no início da noite”, citou.


Plantando a feira

Esther de Aquino da Silva disse que a iluminação foi um benefício importante para a horta. “Ficou muito bom. Agora podemos cuidar melhor do lugar”, comemorou. Esther, que também faz parte do Conselho de Saúde do Tatuquara, explicou que desde que começou a cultivar os canteiros há três anos não precisa mais recorrer às feiras para abastecer a casa de verduras.


“Aqui eu planto couve, alface, acelga, cebola, cheiro verde, beterraba, repolho e almeirão. Além de abastecer a mesa, isso aqui é uma terapia e tanto. Na época da pandemia foi a nossa salvação”, disse.

Lazer noturno garantido

Já na Praça Monteiro Lobato, foram trocadas 24 luminárias de 250W de vapor metálico por luminárias LED 100W (MR-10) em superpostes existentes. Também foi instalado mais um superposte com MR-13 (projetores LED 100W 3000K) para dar ainda mais luminosidade ao local.

Ruas e praças mais iluminadas

Curitiba tem aproximadamente 160 mil pontos de iluminação pública distribuídos entre ruas, praças, jardins, estradas, passarelas, pontos de ônibus, terminais e outros logradouros de domínio público, de uso comum. Metade destes equipamentos – cerca de 80 mil pontos de luz – já foram modernizados e funcionam em tecnologia LED.

 

Fonte: Prefeitura de Curitiba