Instalação de semáforos facilitam a travessia do pedestre na Rua Raul Pompéia

Instalação de semáforos facilitam a travessia do pedestre na Rua Raul Pompéia

Pedestres agora têm mais comodidade e segurança para atravessar a movimentada Rua Raul Pompéia, no cruzamento com a Rua Darci Vargas, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), após a instalação de semáforos no local. Os equipamentos foram colocados por equipes da Superintendência de Trânsito (Setran) e atendem solicitações dos moradores, que enfrentavam dificuldades para transitar pela região.   

Para Valdir Prado, que trabalha em uma farmácia localizada no cruzamento, a mudança vai beneficiar muito os clientes. “Nossos clientes, principalmente idosos, sempre nos pediam ajuda para atravessar a rua. O trânsito é muito intenso e os carros não paravam. Agora ficou mais mais seguro”, avaliou .

Os moradores também se queixaram de desrespeito aos pedestres por parte dos motoristas.

“Eu faço caminhada aqui todos os dias. Infelizmente, o pessoal não costuma respeitar o pedestre. Com a instalação do semáforo ficou mais fácil atravessar”, afirmou Jefferson Roberto de Souza, que vive na região há cerca de 20 anos.

Nilson Bregonde, que mora no bairro há 22 anos, destaca que as novas mudanças foram positivas, mas exigem atenção do motorista. “Essa é uma via muito movimentada, já que ela é uma das únicas que dá acesso ao contorno. As mudanças podem gerar confusão no início”, alertou Bregonde.  

Além de implantar os novos equipamentos e sinalização no cruzamento, a Setran também encaminhou informações aos operadores do transporte coletivo que operam nas linhas 702 – Caiuá/Cachoeira, 706 – Caiuá/Faz/Centro, 710 – Sta. Amélia/P. Belo e 718 – Porto belo, a fim de evitar acidentes.

Intervenções

Cada mudança no trânsito da cidade é precedida de estudos técnicos, cruzando dados de fluxo de veículos, de pedestres e de impactos no tráfego gerado, a partir do acompanhamento constante feito pela Setran e das demandas recebidas pela Central 156 de Atendimento ao Cidadão.

Curitiba tem mais de 1,2 mil cruzamentos semaforizados, dos quais 92% estão interligados ao Centro de Controle de Operações (CCO). O espaço faz o monitoramento em tempo real, com câmeras, do fluxo de veículos e do deslocamento do transporte coletivo.

Pelo CCO é possível alterar tempos de abertura e fechamento dos semáforos, quando necessário, e também detectar em poucos minutos falhas nos equipamentos. Na maioria dos casos, os reparos podem ser feitos de forma remota.

Leia Mais:

População atendida: novos semáforos estão em operação no Bairro Alto

Fonte: Prefeitura de Curitiba