Instituto Curitiba de Saúde passa por reforma e ganha espaço cultural

Instituto Curitiba de Saúde passa por reforma e ganha espaço cultural

Após um ano de implantação das bases da modernização do Instituto Curitiba de Saúde (ICS), com a implantação de ferramentas de gestão e compliance e a adesão ao Pacto Global da ONU, em 2023 a transformação saltou aos olhos. A começar pelo Centro de Saúde do ICS, que foi totalmente reformado.

O prédio passou por obras de infraestrutura e manutenção, com direito a novo piso, pintura e revitalização dos consultórios e das recepções – com a reabertura do acesso pela Marechal Floriano, que estava fechado desde a pandemia –, além da inauguração do Espaço Cultural ICS.

A obra mais impactante é a Usina Solar Fotovoltaica, que começou a ser instalada em setembro no telhado do prédio e na cobertura do estacionamento. Parte do Curitiba Mais Energia, o programa da Prefeitura para popularizar a energia limpa na cidade, em breve a usina vai produzir toda a eletricidade consumida no instituto, de quase 22,5 mil kW/h por mês.

O projeto inovou também no modelo de contrato: foi o primeiro do país firmado pelo critério de maior retorno econômico – o chamado “contrato de eficiência” –, instituído pela nova Lei de Licitações. “Nessa modalidade, a economia que teremos com a Copel será utilizada para remunerar a empresa que instalou a usina. Após a quitação, toda estrutura será incorporada ao patrimônio do ICS, sem qualquer ônus adicional”, explica o presidente do ICS, Tiago Waterkemper.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos enalteceu a iniciativa em seu site, reforçando o apoio para que outros órgãos adotem o modelo.

Espaço Cultural

A intervenção que melhor sintetiza o reaproveitamento de espaços subutilizados é o Espaço Cultural ICS, construído onde funcionava a antiga Central de Atendimento ao Beneficiário – que foi transferida para o térreo.

O ambiente inclui uma galeria para exposições periódicas – inaugurada pela mostra Curitiba em Tela: Uma Visão Fotográfica, do fotógrafo Ricardo Marajó – e atrações fixas como a Linha do Tempo do ICS, a Galeria dos Presidentes, o Memorial da Covid-19 (em homenagem aos beneficiários que faleceram na pandemia) e um minimuseu com objetos históricos – como um antigo cofre, instrumentos médicos de época e até uma Cápsula do Tempo, a ser aberta no aniversário de 40 anos do instituto, em 8 de julho de 2039.

Governança corporativa

Outra área que registrou novidades em 2023 foi a governança corporativa. Uma das ações foi o Café com o Presidente, um encontro informal do dirigente com as equipes de cada setor da instituição a cada 15 dias.

Este ano o ICS também aderiu ao Programa Empresa Cidadã, que amplia os benefícios aos colaboradores da instituição, com a extensão das licenças maternidade e paternidade para 180 dias e 20 dias, respectivamente. Ingressou ainda no Programa Nacional de Combate à Corrupção, no qual assume o compromisso de implementar boas práticas de prevenção, detecção, investigação, correção, monitoramento e transparência.

ICS + Inovação

O programa de inovação do ICS ganhou fôlego em 2023. A instituição adotou dispositivos de alta tecnologia nas suas campanhas e programas de rotina. Foi o caso do smart moov, uma unidade de atendimento móvel utilizado em campanhas de prevenção como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, no qual os beneficiários retiram guias, agendam exames e recebem orientações.

Outra iniciativa nessa área foi o projeto-piloto em que o instituto distribuiu smart watches a 100 beneficiários do Programa de Gerenciamento de Casos Crônicos (PGDCC), para auxiliar no monitoramento dos parâmetros vitais dos pacientes.

O terceiro dispositivo implantado em 2023 é um “mimo” aos beneficiários que frequentam o Centro de Saúde: são totens de carregamento coletivos de celulares.

Comunicação e Marketing

Em junho, o ICS lançou o seu clube de benefícios, o ICS + Vantagens, que oferece descontos exclusivos em estabelecimentos parceiros aos servidores, beneficiários, dependentes ativos e colaboradores, sem burocracia. Em outubro, o clube já contava com mais de 70 estabelecimentos conveniados, de diversos segmentos.

Em setembro, o instituto lançou uma revista, a Por Dentro do ICS. Com duas edições por ano e triagem de 5 mil exemplares, a publicação traz as principais notícias da instituição.

Na comunicação interna, o ICS adquiriu 12 televisores, que foram distribuídos em pontos estratégicos do Centro de Saúde. Eles integram o sistema de mídia indoor, para a divulgação de conteúdos institucionais.

Na parte da relação com a comunidade, em outubro o ICS promoveu uma grande campanha de doação de brinquedos, por ocasião do Dia das Crianças, em parceria com a Associação dos Moradores do Conjunto Atenas I. Com o apoio dos beneficiários e das Regionais CIC e Boqueirão, foram arrecadados mais de 200 brinquedos novos, distribuídos a crianças carentes do Centro de Educação Integral Caminho do Futuro, na CIC Norte.

Assistência à Saúde

Em abril, em comemoração ao Abril Azul – o Mês de Conscientização e Inclusão de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) – o ICS inaugurou o espaço inclusivo “Conviver Curitibinhas”, na ala pediátrica do Centro de Saúde.

“A ideia foi proporcionar mais conforto durante a espera das consultas, em um ambiente colorido e agradável, que dispõe de espaço para leitura e painel sensorial. Atendemos a cerca de 360 crianças no Programa de Atenção ao Beneficiário com TEA, que este ano também passou a oferecer apoio psicológico às mães”, destacou Tiago.

Ainda em abril, o ICS promoveu a Semana do Transtorno do Espectro Autista, com o mote Autismo Não se Cura, se Compreende.

Em 2023, o instituto também ampliou o serviço de odontologia do Centro de Saúde para bebês e crianças de até 2 anos e 11 meses.

Atenção primária

Uma novidade implantada este ano pela Diretoria de Assistência Primária à Saúde e Serviços Sociais (Daps) foi o programa Cuidando de quem Cuida. Realizada em agosto e novembro, é uma ação de acolhimento e orientação aos pais, responsáveis e tutores de pacientes dos programas de Apoio ao Beneficiário com Necessidades Especiais Neurológicas e de Apoio ao Beneficiário com Transtorno do Espectro Autista.

Outro projeto lançado em 2023 pela Daps foi o Programa Bem Nascer, destinado às mães e aos bebês nos primeiros meses de vida, com a distribuição de bolsas comn kits de higiene e uma cartilha com orientações sobre amamentação, vacinação, introdução alimentar, consultas e vitaminas.

A Daps também implantou a Metodologia de Classificação de Risco no acompanhamento dos pacientes da Medicina de Família e Comunidade, por meio de cores e pontuação que variam conforme a presença ou não de comorbidades e o controle delas, uma ferramenta valiosa no monitoramento dos pacientes.

ICS em números

O Instituto Curitiba de Saúde encerra o ano de 2023, conforme os dados registrados até novembro, com uma carteira de mais de 75.500 beneficiários, 266.500 consultas realizadas na rede credenciada e mais de 132.500 atendimentos no Centro de Saúde, somando quase 400 mil consultas no total. Também foram realizados mais de 1,6 milhão de exames.

Fonte: Prefeitura de Curitiba