Jovens do Boa Vista têm aula de basquete

Jovens do Boa Vista têm aula de basquete

 

Todas as sextas-feiras, o repicar das bolas laranjadas no piso da quadra do Centro de Esportes e Lazer da Rua da Cidadania Boa Vista chama atenção dos passantes, que ficam imaginando que tipo de atividade ocorre ali.

São as aulas de basquete ofertadas pelo núcleo da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (Smelj). A atividade começa às 17h e é aberta a todos os interessados. As inscrições podem ser feitas no portal Curitiba em Movimento.

“Pessoas com menos de 18 anos precisam de autorização dos pais. As aulas são gratuitas”, explica Karine Alcaraz, responsável pelas aulas da Smelj

Time da UFPR

Paulo  Henrique Guimarães Guedes, 21 anos, é jogador de basquete do time da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde estuda Física. Foi convidado para o projeto das aulas de basquete no CEL da Rua da Cidadania depois que integrantes da Smelj o viram jogar.

“O time de basquete da UFPR é considerado de alto nível e esse projeto é uma forma de pontuar esses fundamentos aqui no Boa Vista”, disse Paulo.

Ele conta que a relação com o esporte começou aos 16 anos, quando treinava a modalidade no Centro de Esporte e Lazer Avelino Vieira, no Bacacheri. 

“Era uma atividade que a gente não tinha e agora estamos começando formar uma cultura de basquete na regional”, explica a profera Karine Alcaraz, responsável pelas aulas da Smelj. .

Meninas na quadra

O projeto que começou com dois alunos hoje já conta com dez participantes. Os meninos ainda são maioria, mas três moças já estão se aventurando no jogo da bola ao cesto.

Roberta Cardoso Silva Ribeiro, 14 anos, disse que aprendeu a gostar de basquete com o irmão. “Estou gostando bastante do esporte. Aos poucos vou aprendendo as regras”, disse.

Nas asas da NBA

Fã do jogador Kyrie Irving, do Brooklyn Nets, equipe que disputa o torneio da NBA nos EUA, João Vitor Uhlmann, 17, pratica o esporte há quase dois anos. “Gosto muito da quadra, tem todas as marcações e as bolas são oficiais”, elogiou.

Quem também não perde os treinos de basquete é Gabriel Mendes dos Santos, 16. “Comecei a me interessar pelo basquete há cerca de um ano. É muito bom jogar aqui, a quadra é boa”, assegurou.

Serviço: Aulas de Basquete 

Local: CEL Rua da Cidadania Boa Vista

Dia e horário: sextas-feiras – 17h

Inscrições: Portal Curitiba em Movimento

 

Fonte: Prefeitura de Curitiba