sexta-feira, outubro 11

Limpeza e drenagem: reforma de ponte em rodovia de Santo Antônio da Platina avança


O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), está avançando na obra de manutenção da ponte sobre o Rio das Cinzas na PR-439, em Santo Antônio da Platina, na região do Norte Pioneiro.

A estrutura já está recebendo limpeza com jateamento de água, e estão sendo executados os dispositivos de drenagem e dissipadores de energia, ambos para lidar com as chuvas e evitar que a água fique acumulada nos acessos à ponte.

Também vai ser executada a recomposição dos aterros das cabeceiras da ponte, e na sequência a concretagem da laje de transição, cujo estaqueamento já foi finalizado.

A obra está incluída em um contrato de manutenção de oito obras de arte especiais (OAEs) em rodovias administradas pelo Escritório Regional Norte Pioneiro da Superintendência Regional Norte do DER/PR, um investimento de R$ 7.651.898,85. Somente na ponte sobre o Rio das Cinzas o investimento é de R$ 981.864,36.

A ponte sobre o Rio das Cinzas tem 107,10 metros de extensão, largura de 12,5 metros e 11,5 metros de altura. A pista sobre ela possui 10,8 metros, sendo duas faixas de 3 metros cada, e acostamentos externos de 2,4 metros.

OBRAS – As obras deste contrato serão realizadas em sete pontes e uma galeria, beneficiando os municípios de Santo Antônio da Platina, Jacarezinho, Salto do Itararé, Ribeirão Claro, Carlópolis, Santa Mariana e Itambaracá.

Confira as oito OAEs que serão atendidas:

Ponte Ribeirão Patrimônio na PR-151, em Salto do Itararé

Ponte Rio das Cinzas na PR-439, em Santo Antônio da Platina

Ponte Rio Bela Vista na PR-431, em Jacarezinho

Ponte Rio Ouro Grande na PR-431, em Jacarezinho

Ponte Rio Anhumas na PR-431, em Ribeirão Claro

Ponte Rio Itararé (Represa de Chavantes) na PR-218, em Carlópolis

Ponte Ribeirão Panema na PR-518, em Santa Mariana

Galeria no km 113,17 da PR-436, em Itambaracá

A localização de cada uma pode ser verificada neste mapa, na aba CP 200/2022.

FONTE: AEN/PR