Loja Madeira nas Arcadas celebra quatro anos de sustentabilidade e design exclusivo em Curitiba

Loja Madeira nas Arcadas celebra quatro anos de sustentabilidade e design exclusivo em Curitiba

Nesta terça-feira (19/12), a Madeira nas Arcadas, templo do design e da sustentabilidade, comemora quatro anos de compromisso com o meio ambiente e a arte. A loja, que se destaca por sua proposta única de utilizar madeira proveniente da poda urbana e da queda natural de árvores, celebra a renovação constante de suas peças, cada uma contando sua própria história. A loja faz parte das estratégias de turismo sustentável do Instituto Municipal de Turismo.

Sustentabilidade em cada detalhe

A matéria-prima da Madeira nas Arcadas é um tributo ao respeito à natureza. A loja transforma o descarte urbano em obras de arte, destacando a beleza única de cada pedaço de madeira resgatado. Esse compromisso eco-friendly vai além da escolha e abraça a filosofia de preservação.

Toda matéria-prima é obtida em total conformidade com as leis nacionais e provém de diversas fontes de forma ecologicamente responsável. A madeira é proveniente de florestas plantadas, contribuindo para o reflorestamento, bem como de rejeitos de antigas construções e móveis descartados, o que reduz o desperdício. Além disso, inclui árvores caídas e necromassa, partes de árvores, folhas, troncos e galhos que, de outra forma, seriam descartados, e madeira resultante do Manejo Florestal Sustentável, destinada a construção e marcenaria.

Cem razões para visitar

Com mais de 100 tipos de produtos em exposição, a Madeira nas Arcadas oferece uma experiência única para os amantes de design, decoração e sustentabilidade. São dez artesãos fixos, mestres na arte da madeira, além de convidados rotativos. Dos dez artesãos da loja, seis estão desde o princípio, como Hudson Luiz da Silva, da marca Woodson, graduado em Economia que se reinventou através do artesanato. 

“Eu me encontrei no artesanato com madeira, e a loja abriu os horizontes para mim, além de me fortalecer financeiramente é um espaço de colaboração artística. Cada peça aqui é única e tem a sua própria história, sempre prezando pela sustentabilidade ambiental”, comenta Hudson, que trabalha principalmente com madeira torneada.

Sua colega de trabalho, Sieglinde Piper Roeder, concorda. “Temos muita troca de conhecimentos sobre a madeira aqui, e não apenas entre os colaboradores, também com os turistas e visitantes. Para mim a loja também é um lugar cultural”. Sig Roeder, seu apelido e marca, é design de formação e ourives, faz joias com madeira, couro, ouro e prata. “Colaborar aqui é a realização de um sonho, fazer peças exclusivas e ecológicas que representam Curitiba e o Paraná, e ter pessoas levando para casa e presenteando seus queridos é gratificante”, comenta.

Para todos os bolsos

A diversidade está presente nos produtos e nos preços das peças. Quem visitar o local vai encontrar opções acessíveis a partir de R$ 10 até peças exclusivas de R$ 4.500, como objetos para decoração, utilidades e biojoias, presentes que vão além do convencional.

Serviço

Loja Madeira nas Arcadas

Local: Av. Jaime Reis, 107, São Francisco -Galeria Arcadas de São Francisco

Funcionamento: domingo das 9hs às 14hs e em dezembro também aos sábados, 14h às 17h. A loja não abrirá nos dias 30 e 31 de dezembro. O atendimento também é feito com hora marcada através do telefone (41) 3250-7700

Fonte: Prefeitura de Curitiba