Manutenção em estrutura de drenagem vai prevenir alagamentos em bairro de Curitiba

Manutenção em estrutura de drenagem vai prevenir alagamentos em bairro de Curitiba

A Prefeitura de Curitiba está executando serviços de recomposição e manutenção na galeria de água pluvial na Rua Desembargador Manoel de Lacerda Pinto, no bairro Bacacheri. A estrutura que serve para captar, transportar e drenar a água da chuva até o Rio Bacacheri fica entre as Ruas José Gulin e Francisco M. Albizu e está recebendo melhorias ao longo de aproximadamente 13 metros.

O objetivo do serviço é corrigir o sistema de drenagem afetado pelas fortes chuvas do último trimestre de 2023 e com isso prevenir situações de alagamentos. Os trabalhos começaram nas últimas semanas de dezembro e devem ser finalizados até a próxima sexta-feira (12/1).

Curitiba contra Cheias

Coordenados pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), através do Departamento de Pontes e Drenagem, os trabalhos reforçam as tubulações próximas ao rio, para evitar que sejam danificadas pelas fortes chuvas, além de recompor as margens do rio, evitando que a erosão atinja a via. A ação integra o programa Curitiba Contra Cheias.

O engenheiro fiscal da Smop, Ezequiel Henrique La Banca, explica como está sendo realizado o processo. “É uma região delicada, o rio vai erodindo, e não podemos deixar que chegue até a rua, por isso é um trabalho mais difícil e demorado, mas depois de finalizado, a drenagem estará readequada para o perfeito funcionamento”.

De acordo com o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, a intervenção é necessária para interromper o processo de erosão ocasionado pelas altas precipitações recentes.

“Apesar dos trabalhos contínuos na manutenção das estruturas de drenagem, as altas precipitações impactam significativamente a infraestrutura urbana que, devido ao solo saturado, fica cada vez mais suscetível a erosão e deslizamentos”, diz Rodrigues. “O sistema de drenagem enfrenta sobrecarga quando o volume de chuvas é muito intenso como aconteceu nos últimos três meses do ano passado, ocasionando situações pontuais de alagamentos”, completa o secretário.

População satisfeita

O serviço de reparo e manutenção que está sendo executado pela Prefeitura no trecho está sendo elogiado por moradores, como é o caso de Newton de Souza Neto, de 76 anos, que reside na rua há décadas.

“Realmente estávamos precisando dessas obras, então vai ficar muito mais seguro agora. Os trabalhos também não incomodam em nada, e estão indo bem rápido”, conta Newton.

O encarregado pela obra, Vanderlei da Silva, relata como a população da rua está gostando da intervenção: “As pessoas que moram aqui vêm agradecer com frequência pelo nosso trabalho, até porque elas entendem como isso é importante e muitas vezes pedem essas obras para a Prefeitura”.

Serviços semelhantes, de manutenção, recuperação e sistemas de drenagem e limpeza e desassoreamento de rios, córregos e canais estão em andamento pelos bairros.

“Trata-se de uma ação contínua, que integra o programa Curitiba Contra Cheias, que foi intensificado nas últimas semanas para preparar a cidade aos efeitos da chuva de verão que devem ser intensas”, diz o diretor do departamento de Pontes e Drenagem, Ubiratan Cardoso.

Para solicitar intervenções como essa, o cidadão pode pedir à Prefeitura serviços de manutenção, limpeza e desobstrução de valas, galerias de águas pluviais e de caixas de captação através do Canal 156 e do Fala Curitiba.

Fonte: Prefeitura de Curitiba