Matriz tem nova escola e reformas de unidade de saúde, restaurante popular e no entorno do Mercado Municipal

Matriz tem nova escola e reformas de unidade de saúde, restaurante popular e no entorno do Mercado Municipal

A Regional Matriz teve, em 2023, obras importantes, como início da reforma na Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho e no Restaurante Popular da Praça Rui Barbosa, a inauguração da Escola Municipal Irmãos Rebouças, no atendimento ao esporte, de mobilidade urbana e ações no entorno do Mercado Municipal.

O cronograma também inclui obras de pavimentação na Avenida Cândido Hartmann, de iluminação cênica em templos e monumentos, além de uma programação especial de eventos, festas e celebrações cênicas de Natal.

Restaurante Popular

Entre as ações importantes para melhorar a estrutura de atendimento ao público, o Restaurante Popular Matriz passa, desde setembro, por ampla reforma. O atendimento voltará no início de 2024 com a unidade adequada, com a garantia de alimentação saudável e barata.

No momento, as refeições foram realocadas para as outras unidades (Pinheirinho, Sítio Cercado, CIC/Fazendinha e Capanema).

Mesa Solidária

Em abril, o  Mesa Solidária Luz dos Pinhais, atrás da Praça Tiradentes, ganhou uma Unidade Avançada de Atendimento Social. Além de servir refeições gratuitas, o Mesa Solidária agora presta atendimento qualificado e realiza encaminhamentos sociais solicitados pelos frequentadores.

A Unidade Avançada de Atendimento Social atende todos os dias, ou conforme escala de servimento no local, das 10h às 14h e das 16h às 20h.

Saúde ampliada

Na área da saúde, a Prefeitura também segue, na Regional Matriz, com a reforma da US Ouvidor Pardinho. Os investimentos superam R$ 1 milhão para reforma completa da unidade, da farmácia, área interna, externa e também a ampliação da clínica odontológica.

Com a reforma, a clínica odontológica dobra a capacidade de atendimento de duas para cinco cadeiras. Apesar das obras gerais, o atendimento segue normal na US e a previsão de conclusão dos serviços é para o primeiro semestre de 2024.

Escola no Rebouças

No bairro Rebouças, na Regional Matriz, foi inaugurada em novembro a Escola Municipal Irmãos Rebouças, com 400 vagas. A nova escola oferta tempo integral e homenageia os primeiros engenheiros negros do Brasil – os irmãos Antônio e André Rebouças.

Mercado Municipal

Entraram na fase final as obras do programa Caminhar Melhor no entorno do Mercado Municipal, no Centro, executadas pela Smop. Neste ano, serão concluídas as obras da Rua General Carneiro e Rua da Paz. As demais ações completas de implemento de calçadas, correções geométricas, nova pavimentação, sinalizadores, iluminação, deck e plantio de mudas de árvores serão concluídas no primeiro semestre de 2024. 

Acesso qualificado

Acesso ao Parque Barigui e às atrações do Natal de Curitiba, a Avenida Cândido Hartmann recebeu em 2023 obras de fresa e recape em 650 metros de extensão, entre as ruas Marcelino Champagnat e Jacarezinho. A requalificação cobriu ainda o trecho da Rua Aluizio França, no bairro Mercês.

O programa Caminhar Melhor também contemplou ainda as calçadas da Rua Jacarezinho até a Aluízio França, uma extensão de 700 metros.

Ainda na Cândido Hartmann, entre as ruas Jacarezinho e Padre Agostinho, foi implementada uma ciclovia.

Mobilidade e integração

Regina Sikorski, dirigente do Conselho Comunitário de Segurança dos bairros Mercês e Vista Alegre, reforçou a importância da recuperação do asfalto.

“As obras na Avenida Cândido Hartmann e em outras ruas na região melhoraram o acesso aos principais parques e bosques de Curitiba, além de promover a interação com bairros importantes”, destacou Regina.

O comerciante Júlio Cesar Fernandes Faria também destacou a conquista para a comunidade. “Essa obra vai garantir 50 anos de vida útil para essa rua movimentada”, disse.

Alameda charmosa

Duas obras de mobilidade se destacaram em 2023 na Regional Matriz, na Alameda Prudente de Moraes e na Avenida Cândido Hartmann. Repleta de restaurantes, bares e lojas, a Prudente de Moraes, no Centro, ficou mais charmosa e funcional. As obras executadas pelos programas Caminhar Melhor e Rosto da Cidade priorizaram pedestres, valorizam o comércio e incentivam a mobilidade limpa.

A requalificação alcançou três quadras, entre a Alameda Dr. Carlos de Carvalho até a Rua Professor Fernando Moreira – totalizou 2.300 m² metros de calçada e 420 metros de pavimento.

Aprovação popular

As melhorias foram aprovadas pela população. Rubine Assunpção, morador e comerciante da Alameda Prudente de Moraes há 36 anos, destacou a evolução da área. “Não tem quem não goste, valorizou o bairro, elevou a cidade. Ficou ótimo para quem caminha, para quem passa de carro, para quem vem de bicicleta”, disse.

Pontes e passarelas

Somente as intervenções em pontes e passarelas somaram, neste ano, 1.534 ações executadas pela equipe do Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).

Quatro importantes obras de manutenção e prevenção corretiva foram executadas na Vila Torres: a manutenção da ponte da Rua Esperandino Domingos Foggiatto com o Córrego do Aviário; refeitas as passarelas nas pontes da Rua Manoel Martins de Abreu com Córrego do Aviário e da Rua Hipólito de Araújo com Rio Água Verde; e ainda executada a contenção de talude na marginal da Avenida Comendador Franco (Avenida das Torres) entre as ruas Chile e Manoel Freire.

“Todos as manutenções e correções de pontes e passarelas, além de obras em toda a malha viária, seja na Regional Matriz ou pela cidade, transformaram a realidade de milhares de pessoas, o aspecto urbano, social e a acessibilidade da população”, disse o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.

40 ruas e 12 km de pavimento

Em 2023, foram feitas ou estão em andamento a reciclagem, fresa e recape de mais de 40 ruas, avenidas e obras viárias no entorno de praças da Regional Matriz.

Neste ano também, somente na Matriz, foram promovidas 26 ações (12,6 km) de extensão em ruas e avenidas. A previsão é ainda a entrega de serviços concluídos em 2,7 km. Desde o início da gestão do prefeito Rafael Greca, em 2017, foram pavimentados 106 km (106.289 metros) de ruas na Regional Matriz.

“São obras fundamentais para o cotidiano das pessoas, para melhorar o trânsito, a vida de motoristas, de pedestres, para valorizar o comércio, o setor imobiliário, o paisagismo e o urbanismo”, destacou a administradora regional Rafaela Lupion.

Museu de Arte Sacra

Em dezembro, a Prefeitura reabriu o Museu de Arte Sacra (Masac), no bairro São Francisco O espaço foi completamente renovado e adequado aos conceitos museológicos mais contemporâneos.

O Museu está integrado à Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, a mais antiga edificação de Curitiba, de 1738. O restauro da igreja e do museu foi contratado pela Mitra Diocesana de Curitiba e viabilizado por meio da venda de cotas de Potencial Construtivo da Prefeitura.

Clube de Xadrez

Também no São Francisco, a Prefeitura entregou, em 2023, as obras de reforma e modernização do Clube de Xadrez Erbo Stenzel, na Galeria Júlio Moreira, no Largo da Ordem. Administrado pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC) o clube recebeu 20 tabuleiros com peças em madeira, 20 relógios digitais e um tabuleiro eletrônico.

Também foram compradas novas cadeiras e as mesas de jogo restauradas. A Smop executou as obras estruturais para renovar e deixar o espaço confortável para centenas de enxadristas da cidade. O investimento girou em torno de R$ 110 mil.

Iluminação cênica

As ações em 2023 não contemplaram apenas a mobilidade urbana na regional. Também foram realizados serviços importantes para a cidade e para o turismo religioso.

Dentre essas ações, a Igreja Santa Terezinha do Menino Jesus, no Batel, a Igreja Ortodoxa Antioquina São Jorge e a Catedral Ortodoxa Ucraniana São Demétrio, nas Mercês, e o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, no Centro, receberam modernos sistemas de iluminação de tecnologia LED.

Auto de Natal

Outro destaque de 2023 foram as encenações e decorações de Natal, em locais como Passeio Público, Praça Osório, Largo da Ordem, Rua da Cidadania e XV de Novembro.

Fonte: Prefeitura de Curitiba