Mega Feirão vai ofertar 5 mil empregos e cursos gratuitos na área da construção civil

Mega Feirão vai ofertar 5 mil empregos e cursos gratuitos na área da construção civil

 

O prefeito Rafael Greca e o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-PR), Rodrigo José Assis, anunciaram, nesta quinta-feira (25/8), a realização do Mega Feirão do Emprego da Construção, em Curitiba. O evento será realizado no dia 24 de setembro, quando serão ofertadas 5 mil vagas de emprego com salários que podem chegar a R$ 9 mil.

O evento tem a parceria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep-PR) e o apoio da Prefeitura de Curitiba e vai acontecer no Centro de Eventos da Federação, na Avenida das Torres, das 8h às 17h.

“Estamos convocando a população para este Mega Feirão que será uma grande oportunidade para as pessoas, que poderão estar empregadas ainda antes do Natal”, disse o prefeito.

Durante a reunião no Palácio 29 de Março, o prefeito destacou que a indústria da construção civil tem um uma grande demanda por profissionais, inclusive mulheres – minoria entre os trabalhadores da área -, em função das habilidades que possuem para acabamento. O vice-prefeito, Eduardo Pimentel, participou do anúncio, ao lado de Greca.

 

Empregos

O Mega Feirão vai reunir construtoras, incorporadoras e prestadoras de serviços interessadas em contratar trabalhadores que buscam novas oportunidades no mercado de trabalho formal, além de fabricantes da cadeia produtiva.

“No feirão, as pessoas que buscam uma recolocação no mercado de trabalho encontrarão na indústria da construção uma oportunidade de uma carreira profissional”, disse o presidente do Sinduscon.

Assis, que esteve no gabinete do prefeito acompanhado do diretor-executivo do sindicato, Guido Campelo, explicou que o objetivo é contratar, principalmente, pessoas que não estejam trabalhando e prepará-las para as funções que têm atualmente têm grande demanda.

Cursos

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-PR) estará no evento para apresentar os cursos técnicos gratuitos voltados para a indústria da construção. Além das vagas ofertadas pelas empresas, os visitantes poderão se matricular nos cursos profissionalizantes oferecidos pelo Sistema Fiep.

Durante a feira também haverá exposição de produtos e soluções tecnológicas desenvolvidas por fornecedores da indústria construção

Transporte gratuito

A Prefeitura encaminhará para o evento pessoas que são atendidas pela Fundação de Ação Social (FAS), responsável pelas políticas da assistência social e do trabalho e emprego em Curitiba.

O objetivo é promover a colocação de pessoas atendidas no mercado de trabalho da área da construção civil.

A Urbanização de Curitiba (Urbs) fará a divulgação do Mega Feirão no transporte público da cidade e disponibilizará ônibus gratuitos para levar o público até o espaço da Fiep. O transporte será a cada 20 minutos, a partir da Praça Rui Barbosa, Centro.

O evento terá ainda o apoio da Comec, que vai mobilizar a população da Região Metropolitana, e do Governo do Estado, que orientará as pessoas quanto à documentação (CPF e carteira de trabalho), além de ajudar na divulgação e mobilização na Agência do Trabalhador.

Presenças

Participaram também da reunião o secretário do Governo Municipal e presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luiz Fernando Jamur, a presidente da Fundação de Ação Social, Maria Alice Erthal, o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, e a diretora de Qualificação e Relações do Trabalho da FAS, Melissa Cristina Alves Ferreira.

Fonte: Prefeitura de Curitiba