Melhorias tornam Ruas da Cidadania mais seguras e acessíveis

Melhorias tornam Ruas da Cidadania mais seguras e acessíveis

 

Os acessos às Ruas da Cidadania do Boqueirão e de Santa Felicidade vão ficar mais seguros. A Prefeitura está elevando a altura dos guarda-corpos das passarelas, assim como das proteções laterais das rampas e escadas que levam até elas. O trabalho vai até agosto no Boqueirão e até setembro em Santa Felicidade.

Nos dois locais, as passarelas estão ganhando corrimões duplos, de alturas diferentes. Com isso, os trajetos ficarão adequados a todos, desde crianças a pessoas com mobilidade reduzida ou com deficiência. As obras são da Secretaria Municipal de Governo Municipal e executadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas.

“Cuidamos com muito carinho de cada polo coberto e descentralizado de serviços públicos e de comércio, que são as nossas Ruas da Cidadania”, diz o prefeito Rafael Greca. Ele foi o responsável pela implantação desse conceito de atendimento na sua primeira gestão à frente da Prefeitura, na década de 90.

Atendimento regionalizado

As melhorias atendem aos moradores dos quatro bairros que integram a Administração Regional do Boqueirão (Boqueirão, Alto Boqueirão, Xaxim e Hauer) e aos que vêm dos 12 bairros da Administração Regional de Santa Felicidade (Butiatuvinha, Campina do Siqueira, Cascatinha, Campo Comprido Norte, Lamenha Pequena, Órleans, Mossunguê, Santa Felicidade, Santo Inácio, São João, São Braz e Vista Alegre).

Em junho, 24,4 mil pessoas passaram pela Rua da Cidadania do Boqueirão para atendimento, enquanto outras 21.300 estiveram na Rua da Cidadania de Santa Felicidade.

Reforma abrangente

As mudanças adequam os locais às normas mais recentes do Corpo de Bombeiros e da ABNT 9050 (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Inaugurada em 1995, na primeira gestão do prefeito Rafael Greca, a Rua da Cidadania do Boqueirão é o mais antigo polo de serviços públicos descentralizados e cobertos do município. A de Santa Felicidade começou a funcionar no fim do ano seguinte.

A intervenção faz parte do contrato de revitalização total da estrutura metálica dessas duas Ruas da Cidadania (pisos e cobertura já executados), além de contemplar as instaladas nas regionais Pinheirinho, Portão/Fazendinha e Boa Vista.

Desde o ano passado, as Ruas da Cidadania vêm passando por um amplo processo de revitalização. Isso inclui limpeza, pintura nova externa e interna e reforma das áreas esportivas. Também como parte do cuidado com esses espaços descentralizados de atendimento ao público está prevista a reforma nos sistemas de prevenção de incêndio e elétrico.

Fonte: Prefeitura de Curitiba