Mesa Solidária e INRua celebram um ano de parceria com jantar para população em situação de rua em Curitiba

Mesa Solidária e INRua celebram um ano de parceria com jantar para população em situação de rua em Curitiba

O programa Mesa Solidária e o Instituto Nacional de Direitos Humanos da População de Rua (INRua) comemoram neste sábado (6/1) o primeiro ano de uma parceria que tem feito a diferença na vida da população em situação de rua em Curitiba. Para celebrar esse marco, será oferecido um jantar no Mesa Solidária Patricia Casillo (Viaduto do Capanema/Jardim Botânico), às 18h, onde serão distribuídas 150 refeições gratuitas para os frequentadores.

Ao longo do último ano, a parceria forneceu mais de 50 mil refeições à população de rua no entorno da Praça Tiradentes, na unidade Luz dos Pinhais, do Mesa Solidária. Com uma média de aproximadamente 200 refeições diárias, o programa tem desempenhado um papel fundamental em garantir alimentação digna para quem enfrenta condições adversas nas ruas da cidade.

Leonildo José Monteiro Filho, presidente do INRua, enfatizou o impacto positivo da parceria, proporcionando um local limpo e protegido para que as pessoas em situação de rua possam se alimentar com dignidade. “A população que antes era atendida nas praças Rui Barbosa e Tiradentes agora tem um espaço adequado para suas refeições, longe das condições não apropriadas que encontravam anteriormente”, ressaltou.

O secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, destacou a importância dessa colaboração. “A parceria entre o programa Mesa Solidária e o INRua é essencial para garantir que a população em situação de rua tenha acesso a alimentação de qualidade, promovendo não apenas a segurança alimentar, mas também o respeito e a dignidade”, afirmou Gusi.

Parceiros

O INRua foi criado em 2016 pelo Movimento Nacional da População de Rua, reunindo o apoio de entidades governamentais e não governamentais. Tem atuado em diversas frentes de defesa e promoção dos direitos humanos da população de rua, participando e acompanhando a construção de políticas públicas junto aos governos municipal, estadual e federal.

O Mesa Solidária é uma ação conjunta de órgãos da Prefeitura, como Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN)Fundação de Ação Social (FAS) e Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, que cedem locais e apoio logístico, com entidades parceiras (instituições religiosas, ONGs e movimentos de ajuda às pessoas em situação de rua), que adquirem, preparam e servem os alimentos.

Inaugurado em dezembro de 2019, o programa já distribuiu mais de 1,2 milhão de refeições gratuitas para pessoas em situação de vulnerabilidade em Curitiba.

Hoje são cinco os espaços atendendo o Mesa Solidária: o Mesa Solidária Luz dos Pinhais, atrás da Catedral (Centro); as Escolas de Segurança Alimentar e Nutricional Patrícia Casillo (Jardim Botânico), Dom Bosco (Campo do Santana) e Vila Agrícola (Cajuru); e a cozinha da Praça Solidariedade (Rebouças).

Durante a pandemia o Mesa Solidária foi ampliado, com novas adesões de entidades, abertura de mais pontos de atendimento e apoio de feirantes, permissionários dos Sacolões da Família e comerciantes dos Mercados Públicos da capital, que passaram a doar as chamadas “xepas” de hortaliças e frutas (alimentos sem valor comercial). Além disso, toda a produção de verduras da Fazenda Urbana da Prefeitura vai para o preparo de pratos do Mesa Solidária.

Fonte: Prefeitura de Curitiba