Missa do Galo em Curitiba encerra as comemorações de Natal

Missa do Galo em Curitiba encerra as comemorações de Natal

Ao lado de dezenas de famílias, o prefeito Rafael Greca e a primeira-dama, Margarita Sansone, assistiram à Missa do Galo realizada no início da noite deste domingo (24/12), na Capela de Nossa Senhora da Glória, no bairro Alto da Glória. Ao final da celebração, a última do Natal de Curitiba 2023, o prefeito agradeceu a presença de todos e desejou um Natal abençoado aos curitibanos.

Curitiba amplia ensino em tempo integral e abre 286 vagas na Educação Infantil

Na Fundação Cultural de Curitiba, ano foi de efervescência e múltiplas comemorações

Antes da missa rezada na forma tradicional do rito romano, no jardim da capela, foi apresentado o Auto da Anunciação do nascimento de Jesus.

“Margarita e eu agradecemos ao padre Emmanuel Cardozo e ao Coral Gregoriano de Curitiba a comovente Missa de Vigília do Natal na Capela da Glória. Hoje a festa é porque Deus se fez humano, e Deus é humano. Viva a humanidade de Jesus, viva o direito que Jesus nos dá de sermos chamados de seus irmãos, filhos de Deus”, disse Greca.

Mais uma vez a Missa de Natal realizada na Capela de Nossa Senhora da Glória observou o rito tridentino, em latim, com cerca de 1h15 de duração. A pequena Capela da Glória existe desde meados do século 19 e foi erguida pelo Comendador Fontana, pela Baronesa viúva Do Serro Azul e outras famílias ervateiras. Depois de restaurada foi reaberta com o apoio da Prefeitura em 15 de agosto de 2018, dia de Nossa Senhora da Glória, na gestão anterior de Greca.

O prefeito também aproveitou para pedir paz em Curitiba e no mundo, que vive uma série de conflitos.

“Jesus é alegria, Jesus é Paz e Jesus é amor, por isso temos que celebrar a paz e pedir que as guerras que estão acontecendo no mundo sessem e que o sofrimento das crianças termine para sempre, Viva o Jesus, viva o Natal e viva nossa linda e amada Curitiba”, concluiu o prefeito Rafael Greca.

Presenças

Também participaram do ato religioso a ex-governadora, Cida Borguetti acompanhada de seu marido o deputado Federal e secretário Estadual de Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros;  a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Castro, o diretor da FCC, Edson Bueno, aassessora e advogada, Cibele Dias e a assessora da prefeituta Juliana Lima.  

Celebração

A Missa do Galo – ou Missa da Noite de Natal – é considerada uma das celebrações mais alegres e festivas da Igreja Católica, sendo a primeira das quatro rezadas durante o dia de Natal (25/12). Foi instituída no século 5, após o Concílio de Éfeso, e começou a ser celebrada na atual Basílica Santa Maria Maggiore, em Roma. Atualmente, a mais conhecida é a que acontece na Basílica de São Pedro, no Vaticano, e é oficiada pelo papa.

Fonte: Prefeitura de Curitiba