Moradores comemoram com Greca a chegada de asfalto novo e drenagem

Moradores comemoram com Greca a chegada de asfalto novo e drenagem

 

A Rua Arthur Mohr, na Regional Portão, está ganhando asfalto novo e sistema de drenagem ao longo dos seus 300 metros de extensão. A obra, que atende aos moradores e à comunidade que frequenta a escola e a igreja situadas no fim da rua, foi vistoriada nesta quarta-feira (20/7) pelo prefeito Rafael Greca.

“No coração do bairro Portão, a Rua Arthur Mohr está dando adeus ao antipó e as boas-vindas ao asfalto e a um sistema de drenagem completo”, disse Greca.

A obra conta com recursos de emenda parlamentar e atende à reivindicação comunitária levada à consulta pública Fala Curitiba do ano passado.

Asfalto e drenagem

Para realizar o trabalho, a Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) já instalou 230 metros de tubulação com 40 centímetros de diâmetro e dez caixas de captação com boca-de-lobo. Segundo o secretário de Obras, Rodrigo Rodrigues, o novo sistema desafoga a estrutura de drenagem da Rua João Bettega, com a qual a via beneficiada faz esquina.

“Agora a água da chuva será escoada a partir das caixas de captação da própria Rua Arthur Mohr, poupando o sistema de drenagem da João Bettega ou mesmo evitando que a água escorra para dentro dos terrenos abaixo do nível da rua”, explicou.

A técnica usada para a substituição do antipó é a do asfalto reciclado, aplicado depois que a camada de revestimento danificado é removida e o pavimento ganha reforço estrutural. O revestimento antigo é triturado e reaproveitado como base para a adição de concreto e massa asfáltica. O trabalho termina com a aplicação de camadas de reperfilamento e revestimento asfáltico.

Satisfação geral

A intervenção da Prefeitura, que deverá estar pronta até o início da próxima semana, agradou aos moradores.

“Isso aqui era uma colcha de retalhos e não tinha drenagem. Agora vai ser uma rua de verdade”, disse o aposentado Bartolomeu Araújo, morador da região há quatro anos.

Felipe Kazmierczak, que veio de Balneário Camboriú e há um ano e meio está no endereço, a pavimentação mostra a eficiência da administração municipal. “Sinal de que o sistema público funciona e que existe investimento em melhorias”, opinou.

Líder espiritual da Comunidade Nova Esperança da Igreja Luterana, no final da rua e ao lado do Colégio Martinus, o pastor Renato Roasch mora e trabalha no local há oito anos. “Isso dispensa a manutenção frequente e embeleza a rua. Até as crianças estão achando o máximo acompanhar todo o movimento”, disse, referindo-se aos filhos Mathias e Hanna, que não se cansam de observar o movimento das máquinas.

Durante a gestão Rafael Greca já foram realizadas 1.358 ações de pavimentação em 1.170 ruas, o que representa 655.489 metros de asfalto novo já concluídos e em andamento.

Fonte: Prefeitura de Curitiba