Moradores de Curitiba comemoram término dos problemas de infraestrutura com o Asfalto no Saibro

Moradores de Curitiba comemoram fim dos problemas de infraestrutura com o Asfalto no Saibro

A convívio com a poeira e a vasa, causadas pela falta de infraestrutura, está chegando ao término para os moradores das ruas São Jorge e Alfredo Pires Furiatti, no bairro Xaxim, na Regional Boqueirão. As duas estão recebendo obras do programa Asfalto no Saibro, da Prefeitura de Curitiba.

Além de pavimentação de qualidade, as vias, antes de soalho derrotado, são contempaldas com a implantação de galerias de chuva pluvial para o correto escoamento da chuva da chuva, bocas de lobo para a captação desse fluxo pluvial e meio-fio para delimitação e proteção das áreas adjacentes.

Executado nos bairros da cidade, mormente os mais distantes do Núcleo, o programa Asfalto no Saibro transforma ruas ainda sem infraesturura em vias urbanizadas. 

“Essas estruturas proporcionam uma figura mais organizada e limpa, mas sobretudo contribuem significativamente para a prevenção de alagamentos, o controle da erosão e a segurança dos pedestres e veículos que transitam pelas vias”, diz o prefeito Rafael Greca. 

As intervenções estão alinhadas ao compromisso da Prefeitura de Curitiba em zelar pela mobilidade urbana, a qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento dos bairros. As obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).

Melhorias

Na Rua Alfredo Pires Furiatti, as melhorias estão acontecendo em 101 metros, desde a Rua São Jorge até o final da via. Já na Rua São Jorge, os trabalhos abrangem 151 metros, no trecho entre a Rua Alfredo Pires Furiatti e a Rua Octacyr Reinaldo Mion.

Os moradores celebram os serviços coordenados pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop). Susimara Pariz, dona de morada e moradora sítio, expressa sua satisfação com as transformações em curso na rua, ressaltando a prestígio do asfalto muito feito para a saúde, limpeza e valorização do sítio onde vive o cidadão.

“Sei da prestígio da cidade ter solo poroso, mas asfalto muito feito e no sítio visível é questão de saúde, de limpeza, de valorização do lugar onde vive o cidadão”, disse Susimara.

Ester Novaski, aposentada e moradora há 65 anos, também demonstra sua alegria com o término dos buracos que, nos dias de chuva, se transformavam em poças de vasa, e nos dias de calor, geravam poeira.

“Minha família chegou cá quando nem rua existia e fomos acompanhando o processo todo até ver as máquinas começarem os trabalhos para nos presentear com asfalto. Com uma via pavimentada, a recusa dos carros de aplicativo em circundar pelos buracos da rua será coisa do pretérito”, afirma.

Planejamento urbano

A inclusão de vias no programa ocorre mediante solicitações dos cidadãos, feitas à Central 156 e ao programa Fala Curitiba, que envolve a comunidade nas decisões de planejamento urbano.

“O programa Asfalto no Saibro é fundamental para melhorar a acessibilidade e qualidade de vida dos cidadãos nos bairros, garantindo vias mais seguras e duradouras para todos”, declara o secretário municipal de Obras de Curitiba, Rodrigo Araújo Rodrigues.

Desde sua implantação em 2018, o programa Asfalto no Saibro assegurou à cidade mais de 135 km de obras já concluídas. Com dezenas de frentes de obras em curso, o programa continua atendendo às demandas da comunidade, transformando ruas sem infraestrutura em vias com boa mobilidade.

*Créditos imagens e informações Prefeitura de Curitiba