Moradores do Lamenha Pequena comemoram chegada da pavimentação

Moradores do Lamenha Pequena comemoram chegada da pavimentação

O prefeito Rafael Greca vistoriou, nesta sexta-feira-feira (15/7), as obras de pavimentação da Rua Papa Pio VIII. Situada no bairro Lamenha Pequena, ela é uma das outras duas da Regional Santa Felicidade que estão dando adeus ao saibro. Ao lado das ruas Desembargador Édison Nobre de Lacerda e Dante Bertoni, elas somam cerca de 800 metros de ruas pavimentadas.

A ação faz parte do programa Asfalto no Saibro. Enquanto as ruas Desembargador Édison Nobre de Lacerda e Dante Bertoni já foram asfaltadas e estão sendo preparadas para receber paisagismo e sinalização, a Papa Pio VIII começará a ser pavimentada com blocos de paver. A escolha do material se deve às características da rua, uma via de circulação compartilhada e de largura irregular.

Não é só pavimentação

Na Rua Papa Pio VIII, entre as Ruas Justo Manfron e Papa Adriano IV, são quase 300 metros de via de saibro que estão recebendo asfaltamento. Na Rua Desembargador Edison Nobre de Lacerda são 335 metros partir da Rua Deputado Carlos Renê Egg até final de rua e na Rua Dante Bertoni são mais 114 metros a partir da Rua Benjamin Mion até final de rua.

Antes de ter instalado o pavimento, a Rua Papa Pio VIII está sendo alargada e recebendo obras de drenagem. Um poste de iluminação será reposicionado. As obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).

“Para felicidade dos moradores, já está em execução uma galeria celular de 1,50 metro por 1,50 metro para dar mais vazão ao escoamento de água da chuva. Isso é bom porque a rua é uma ligação com a Fredolin Wolf e a Justo Manfron, que são vias importantes da região”, disse o prefeito, que foi saudado pelos moradores com café e cuca de banana recém-saída do forno. A recepção aconteceu na residência de Elza Manosso Tessari.

Casas limpas, moradores satisfeitos

Nascido e criado na Rua Papa Pio VIII, o metalúrgico Édson Tessari comemora a chegada do pavimento. “Mesmo sendo uma região tranquila, não podíamos deixar as janelas abertas por causa do pó. Com a pavimentação, a casa vai ficar limpa”, disse o trabalhador, que é filho da anfitriã e descendente de uma família que está na propriedade há cerca de 100 anos.

Vizinha de Édson Daniele Andrade levou o filho, Breno, e a sogra, Neusa, para verem de perto a fase inicial da obra e agradecer ao Prefeito. “Moro aqui há 21 anos, minha sogra há 43 e meu filho nasceu aqui. Isso vem para beneficiar todo mundo. É uma alegria e tanto”, disse Daniele.

Serviço completo

“Estamos na sexta etapa do programa Asfalto no Saibro, que vem requalificando as ruas da cidade e trazendo qualidade de vida para a população, com mais conforto nos deslocamentos”, disse o titular da Smop, Rodrigo Araújo Rodrigues.

Criado por Greca em 2019, o Asfalto no Saibro tem ações espalhadas por toda a cidade. Na Regional de Santa Felicidade (que abrange os bairros de Butiatuvinha, Campina do Siqueira, Cascatinha, Campo Comprido, Lamenha Pequena, Mossunguê, Orleans, Santa Felicidade, Santo Inácio, São Braz, São João e Vista Alegre, já foram implantados 6,7 km de asfalto em ruas de saibro, número que deve chegar a 8,9 km, com um total de 40 ações.

Pelos bairros

A sexta etapa do programa é composta por dez lotes, dos quais sete já estão com obras em andamento e três aguardam processos licitatórios. No total, a nova fase beneficiará 91 ruas (algumas receberão obras em mais de um trecho) de 16 bairros da cidade que serão contemplados com 28 km de pavimento em asfalto e infraestrutura de drenagem.

O investimento será de R$ 37,6 milhões. Os sete primeiros lotes iniciados desta etapa somam 63 intervenções que vão garantir a requalificação de 61 ruas em dez bairros (21 km de asfalto).

A administradora regional de Santa Felicidade, Simone das Chagas Lima, acompanhou a vistoria.

Fonte: Prefeitura de Curitiba