Moradores do Portão e Santa Quitéria comemoram asfalto novo em Curitiba

Moradores do Portão e Santa Quitéria comemoram asfalto novo em Curitiba

O zelo da Prefeitura de Curitiba com os bairros, que recebem obras de pavimentação, agrada os moradores e comerciantes que aprovam as obras de manutenção do asfalto. São 1.003 km de intervenções executadas ou em andamento, que estão mudando o perfil dos bairros, assegurando mais conforto, segurança e qualidade de vida às pessoas.

O microempresário Celso Motta comemora a requalificação da Rua Capitão Tenente Maris de Barros, no Portão, que teve o antigo asfalto substituído por 974 metros de asfalto novo em dois trechos de obra. São 355 metros de reciclagem do pavimento desde a Rua Coronel Airton Plaisant até a Av. Presidente Arthur da Silva Bernardes e outros 619 metros desde a Rua Professor Thomaz Wartelsteiner até a Rua Coronel Airton Plaisant.

“Uma obra bem executada, que deixou no passado uma série de remendos, ficou muito bem sinalizada e ajudou a valorizar os imóveis e melhorar a vida da gente. O fim dos buracos e dos remendos acabou com a poeira, e a rua não vai mais precisar de manutenção; isso é também uma economia de recursos”, avaliou Celso Motta.

Para o aposentado Jaime Belmiro Tasca, morador do bairro há 60 anos, as obras da Prefeitura na via serviram de incentivo para ele melhorar também a casa, que está recebendo nova pintura e serviços de manutenção e jardinagem.

“Aproveitamos o embalo; a rua está linda, e a casa precisa combinar. O que está sendo feito nos bairros é uma revolução; as ruas estão novas, seguras, lindas, um cuidado com o bairro, conosco”, avalia Tasca.

Santa Quitéria

No bairro vizinho, Santa Quitéria, a Rua Brasílio Ovídio da Costa é outra que recentemente teve o asfalto reciclado. Os serviços alcançaram 632 metros no trecho compreendido entre as ruas Fábio de Souza e João Scussiato. Obra que agradou a comerciante Marlene Mattozo, proprietária do mercadinho que atende os moradores locais.

“Que alegria ter a rua transformada, que maravilha que ficou”, conta a comerciante que também é moradora da rua. “Esse era um dos poucos trechos da região com asfalto desgastado; eu solicitei muito esse serviço e estou satisfeita com o resultado. Era tanto remendo que os parafusos do carro viviam soltando, mas agora isso acabou”, conta Marlene.

Outro resultado positivo da obra, destaca a comerciante, foi a valorização do comércio. “Melhorou o movimento porque as pessoas têm mais vontade de circular quando a rua é bem cuidada”, completou Marlene.

As duas ruas integram as 2.059 ações de pavimentação executadas ou em andamento em 1.734 ruas a partir do programa Asfalto Novo, cujas obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop). Em algumas ruas, as intervenções aconteceram em mais de um trecho.

Obras nos bairros

No período de seis anos, a Prefeitura assegurou 109 km de asfalto novo nos bairros da Regional Portão entre obras concluídas e em andamento. São 188 ações na região, coordenadas pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), que promoveram a revitalização da malha viária.

De acordo com Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas (Smop), a execução das manutenções do asfalto – que seguem um rigoroso controle de qualidade dos serviços – está trazendo melhoria na infraestrutura viária, além de impacto positivo no bem-estar e na mobilidade dos cidadãos. “São obras muito demandadas pela população, apresentadas no programa Fala Curitiba, que servem ao itinerário do transporte público ou dão acesso a equipamentos públicos”, diz Rodrigues.  

Desde que foi lançado pelo prefeito Rafael Greca, em 2017, o programa entregou pelos bairros 1.964 intervenções (917.827 metros), e outras 95 estão em andamento (85.973 metros). São exemplos de ruas contempladas neste período: Vereador Douglas Godoy (Uberaba), Major Theolindo Ferreira Ribas (Hauer), Engenheiro João Visinoni (Cidade Industrial), entre outras.

Fonte: Prefeitura de Curitiba