Mostra com cartazes criativos de cidades vai circular pelas Ruas da Cidadania de Curitiba

Mostra com cartazes criativos de cidades vai circular pelas Ruas da Cidadania de Curitiba

Promovendo ideias e visões de cidades integradas com a natureza e pensadas para o bem-estar, a mostra COD Pôster Brasil está em exposição na Rua da Cidadania da Matriz, na Praça Rui Barbosa, desde a última segunda-feira (15/1). O evento fica no espaço até 5 de fevereiro, e depois segue para a Rua da Cidadania do Cajuru.

A ação exibe 30 produções de pessoas selecionadas de Curitiba, Brasília e Fortaleza, cidades brasileiras criativas do design, reconhecidas pela Unesco, através da Rede de Cidades Criativas da Unesco (UCCN).

Até agosto deste ano, a mostra irá passar por oito Ruas da Cidadania da cidade. No ano passado, a exibição ficou exposta no subsolo do prédio da Prefeitura de Curitiba, no bairro Centro Cívico.

O projeto é uma parceria entre a Cities of Design Brasil (COD Brasil) e a Associação das Empresas e Profissionais de Design do Paraná (Prodesign), a Associação dos Designers Gráficos do Distrito Federal (Adegraf) e a Associação Ceará Design.

Chama a atenção da população

Em exposição ao lado de uma das entradas da Rua da Cidadania da Matriz, a mostra vem chamando a atenção das pessoas que circulam pelo espaço, como conta Raianderson da Silva, que trabalha na Rua da Cidadania.

“Eu já vim aqui olhar várias vezes, e noto que chama muito a atenção. Tem gente que fica por um bom tempo, vendo um por um. São cartazes muito legais, principalmente pelas cores, e é muito importante que a Prefeitura sempre dê espaço para produções assim, inclusive de pessoas da cidade”, conta Silva.

Trabalhos selecionados

Para compor a mostra, a iniciativa escolheu 30 pôsteres, 10 de cada cidade, através de uma comissão julgadora, que levou em consideração seis critérios. O processo foi aberto a moradores maiores de 18 anos das três cidades participantes e a inscrição foi gratuita.

Um dos trabalhos selecionados foi o da curitibana Mariana Zella, de 25 anos, que deu uma nova interpretação ao tema do evento. “A ideia era projetar Curitiba no futuro, mas eu optei por desenhar a Curitiba de hoje, porque é uma cidade que já tem um pé no futuro, principalmente devido aos tantos programas daqui e à sua organização”.

O formato de cartaz também é um atrativo da mostra, como afirma o professor do curso de Design da Universidade Federal do Paraná, Naotake Fukushima. “Os cartazes perderam um pouco de espaço, mas ainda têm muito vigor, por isso eu adoro fazer eles. É uma honra poder participar, e ter pessoas de Brasília e Fortaleza é a cereja do bolo”.

Na Rua da Cidadania da Matriz, estão expostos os trabalhos dos curitibanos Amanda Sousa, Luisa Barros, Maria de Fátima de Assis, Maria Heloísa de Queiroz, Mariana Zella e Naotake Fukushima, além de artistas de Brasília e Fortaleza.

Curitiba Cidade Criativa Do Design

Curitiba é membro da Rede de Cidades Criativas do Design da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Esse espaço colaborativo entre cidades promove conexões importantes que contribuem com o aperfeiçoamento e a inovação dos processos sociais, políticos e econômicos.

Criada em 2004, a organização busca promover a cooperação entre cidades que identificam a criatividade como fator estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável, e conta com mais de 300 cidades em todo o mundo.

Cronograma

Confira as datas em que a mostra COD Pôster Brasil fica em cada regional:

Matriz (Praça Rui Barbosa, 101): 15/1 a 5/2

Cajuru (Av. Prefeito Maurício Fruet, 2.150): 6/2 a 4/3

Boa Vista (Av. Paraná, 3.600): 5/3 a 1/4

Santa Felicidade (Rua Santa Bertila Boscardin, 213): 2/4 a 29/4

Fazendinha (Rua Carlos Klemtz, 1.700): 30/4 a 27/5

Pinheirinho (Av. Winston Churchill, 2033): 28/5 a 24/6

Boqueirão (Av. Marechal Floriano Peixoto, 8.430): 25/6 a 22/7

Bairro Novo (Rua Tijucas do Sul, 1.700): 23/7 a 19/8

Fonte: Prefeitura de Curitiba