Mostra de trabalhos de Robótica valoriza talentos da rede municipal de ensino de Curitiba

Mostra de trabalhos de Robótica valoriza talentos da rede municipal de ensino de Curitiba

Futebol de robôs, linguagem de programação, criações com peças de encaixe e o kit de robótica Ludobot. Tudo isso fez parte da Mostra de Robótica da Secretaria Municipal da Educação, que reuniu 350 estudantes e 20 professores na Universidade Livre do Professor (CIC), nessa quarta-feira (29/11).

O objetivo do evento, realizado anualmente, é apresentar os trabalhos desenvolvidos nas unidades educacionais por professores e estudantes.

A mostra, organizada pelo Departamento de Desenvolvimento Profissional (DDP), contou ainda com apresentações das equipes de Robótica de Alta Performance da rede, com demonstrações de round de mesa e apresentação do Projeto de Inovação da temporada 2023/2024 da First Lego League (FLL).

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destaca os investimentos em robótica educacional. “Mesmo durante o isolamento da pandemia seguimos com as aulas de robótica pela TV Escola Curitiba”, lembrou a secretária. No último ano, as equipes receberam novos equipamentos, como miniPCs, notebooks, tablets, impressoras, celulares e kits, no valor total de R$ 943 mil.

A diretora do DDP, Estela Endlich, destaca que o trabalho com a Robótica educacional vai muito além da construção de projetos e programação de robôs. Nas unidades educacionais são realizadas ações e projetos que proporcionam um aprendizado prático, desenvolvendo no estudante a capacidade de pensar e achar soluções aos desafios propostos.

“É crescente o interesse dos estudantes e a necessidade da escola por atividades como eletrônica, robótica e programação. Dessa forma, é preciso encontrar maneiras para facilitar as conexões entre códigos e a aprendizagem concreta”, comentou Estela.

Para esse trabalho, a rede oferece módulos, sensores e mecanismos, que podem ser utilizados para programação através de diferentes softwares e com benefícios de aprendizagem a todas as idades, além de formação continuada para os profissionais. Também foi lançado um caderno específico para a robótica, que traz a história da robótica na rede pública curitibana, assim como a trajetória na implementação da Robótica de Alta Performance, que hoje reúne dez equipes.

Destaque internacional

Além de premiações locais e nacionais, os estudantes da rede municipal de Curitiba já receberam até premiação fora do país. Em junho de 2019, a equipe de robótica Conectados, da Escola Municipal Coronel Durival de Britto e Silva, ganhou o terceiro lugar em design de robôs no Aberto Internacional do Líbano, realizado em Biblos.

Saiba mais sobre Robótica educacional.

Assista às videoaulas na TV Escola Curitiba.

Fonte: Prefeitura de Curitiba