Música e festa no Largo da Ordem: Grupo Choro e Seresta comemora 50 anos

Música e festa no Largo da Ordem: Grupo Choro e Seresta comemora 50 anos

No coração de Curitiba, o choro ressoa há meio século, embalando os domingos na Feira de Artesanato do Largo da Ordem. No próximo domingo (19/11), às 10h30, uma tradição musical que atravessa décadas celebrará 50 anos. O Conjunto Choro e Seresta, símbolo da identidade cultural curitibana, convida para uma grandiosa roda de choro ao ar livre, gratuita, ao lado do Relógio das Flores.

A manhã promete ser nostálgica com a participação dos músicos chorões de diversos períodos do grupo, representando três gerações etárias e que demonstram a evolução do gênero. 

Desde 1973, quando foi convidado pelo então prefeito de Curitiba, Jaime Lerner, para se apresentar na “feirinha hippie”, na região histórica da cidade, o grupo se apresenta na Praça Garibaldi, evento que acabou se tornando ponto de encontro dos músicos e amantes do choro na cidade. O Choro e Seresta é um dos grupos mais antigos do gênero em atividade e uma referência no Brasil e no mundo.

Reconhecimento internacional

O trabalho do grupo na preservação deste gênero musical, popularizado pelos mestres Pixinguinha, Waldir Azevedo e Altamiro Carrilho, tem sido reconhecido mundialmente. Este ano, o Choro e Seresta recebeu em Curitiba uma comitiva formada pelos presidentes de algumas das principais instituições de choro europeias: Clube do Choro de Paris, Casa do Choro de Toulouse e Clube do Choro de Koln, além de vários alunos dessas instituições.

Eles vieram ao Brasil para oficinas e aulas com os músicos locais. Depois desse encontro, o Choro e Seresta foi convidado a participar da abertura do Festival de Choro de Paris de 2024, um dos eventos mais importantes do gênero no mundo, que nesse ano estará em sua 20ª edição.

Após acolher três gerações de músicos, o conjunto tem três CDs gravados e está gravando o quarto disco.

O Choro e Seresta se dedica principalmente a pesquisar e divulgar a obra dos compositores curitibanos e paranaenses e participa continuamente de diversos eventos e festivais, realizando concertos e shows com grandes nomes da música brasileira como Toninho Carrasqueira, Naylor Proveta, Maurício Carrilho, Ronaldo do Bandolim, Jorginho do Pandeiro, Zé da Velha, Alfredo del Penho, Julião Boêmio, entre outros.

Serviço: Grupo Choro e Seresta – 50 anos

Local: Praça Garibaldi, ao lado do Relógio das Flores, bairro São Francisco

Data: domingo (19/11), às 10h30

Gratuito

Fonte: Prefeitura de Curitiba