Mutirão Emprega Mais atrai candidatos a vagas em 50 empresas da Cidade Industrial de Curitiba

Mutirão Emprega Mais atrai candidatos a vagas em 50 empresas da Cidade Industrial de Curitiba

Organizado pela Prefeitura de Curitiba e Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda (SETR), o Mutirão Emprega Mais ofereceu nesta terça-feira (21/11)  ao lado do Terminal da CIC, cerca 3 mil vagas de emprego indicadas por 50 empresas, principalmente sediadas na região da CIC.

No evento, o vice-prefeito, Eduardo Pimentel, destacou o impacto social do evento para a cidade. “Os Mutirões (de empregos) ajudam na empregabilidade, ao aumentar a disponibilidade de vagas, facilita a busca das empresas por profissionais, une a comunidade em um local concentrado, otimiza o tempo das pessoas e das empresas. Há, portanto, um ganho social com a injeção de recursos na economia e a geração direta de empregos na cidade”, destacou.

Agilidade

Segundo Pimentel, a ação também agiliza o acesso à empregabilidade direto na região. “A maioria das empresas são daqui mesmo da CIC e isso é muito importante porque facilita a vida das pessoas, o deslocamento para o trabalho e a qualidade de vida”, disse o vice-prefeito, enquanto conversava com os candidatos.

Ao lado de Pimentel, participaram da ação diversas autoridades, entre eles o secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes; o vereador Beto Moraes; o administrador da Regional CIC, Raphael Keiji Assahida; autoridades e lideranças da região.  

Desejo de Natal

Sem emprego formal há quatro meses, o maior desejo de Mario Natal, de 41 anos, antes mesmo das comemorações do Natal e das festas de final de ano, é conseguir uma vaga profissional no Mutirão Emprega Mais Curitiba. “Esse é o meu sonho hoje aqui no Mutirão (Emprega Mais). Pois, com toda certeza, um novo emprego vai me ajudar a pagar o aluguel, a água, a luz e todas as contas atrasadas em casa”, disse.

Natal mora no bairro Tatuquara com a mãe e com o pai. A casa é mantida no momento apenas com o dinheiro da aposentadoria do pai. Com a senha número 247 nas mãos, ele espera garantir uma vaga em alguma empresa de transporte, de carga, descarga ou encomendas. “Eu tenho experiência nessas áreas, existe essa possibilidade e estou muito confiante para alcançar esta colocação profissional”, completou.

Ampla estrutura

O Mutirão Emprega Mais possui uma estrutura ágil e profissional. Envolve vários setores da sociedade, órgãos, secretarias, setor privado, instituições sem fins lucrativos, entidades religiosas e a comunidade. Ao lado do Terminal da CIC, a estrutura comporta várias tendas montadas pelo Exército Brasileiro, disposição de cadeiras alinhadas e água para o conforto dos candidatos antes das entrevistas de emprego, distribuição de senhas e o recrutamento direto com representantes das empresas cadastradas no evento.

Desde o começo da manhã, no Mutirão Emprega Mais, na CIC, houve intensa procura pelas vagas, mas também milhares de oportunidades. De maneira muito organizada, os candidatos, após o recebimento das fichas e o encaminhamento dos atendentes, passam por entrevistas rápidas e bastante assertivas também. Esse processso não dura mais do que 30 minutos. Após a aprovação, os candidatos iniciam a atividade nas empresas contratantes, em média, apenas 15 dias depois.

Seleção e qualificação

Elaine Fregonesi é recrutadora da empresa de transportes rodoviários Princesa dos Campos. Ao Mutirão Emprega Mais, a companhia oferece seis vagas diretas. Os empregos são para transporte de carga fracionada. “As oportunidades serão para conferente e para ajudante de carga e descarga em nosso Terminal Logístico Sul”, disse.

Segundo a recrutadora, a empresa participa com frequência dos mutirões de empregabilidade na cidade. O envolvimento faz parte da política de prospecção de carreira implantada pela corporação. Dentro dessa filosofia, explica Elaine, a empresa qualifica e oferece treinamento aos candidatos aprovados. “A nossa ideia é possibilitar o progresso profissional e a ascensão funcional desses trabalhadores contratados dentro da nossa empresa. De conferente, por exemplo, o novo empregado pode passar para despachante e ainda depois para assistente administrativo”, explicou.

Perfil diversificado

Este pensamento converge com a essência dos mutirões de emprego em Curitiba. Além da oferta de vagas, tanto Prefeitura de Curitiba quanto Governo do Estado garantem cursos de qualificação técnica e profissional. “São realizados vários mutirões, em várias regionais da cidade que oferecem, além das vagas de emprego, cursos profissionalizantes para o aperfeiçoamento das pessoas, ao facilitar o ingresso no mercado de trabalho e também um salário maior, inclusive”, destacou ainda o vice-prefeito Eduardo Pimentel, durante o evento.

Os mutirões têm perfis abrangentes também, de acordo com Pimentel. Os eventos, nesse sentido, não se limitam a enquadrar apenas candidatos com experiência profissional. As ações incluem e oportunizam ainda pessoas sem experiência, em busca do primeiro emprego ou também sem qualquer qualificação. “É mesmo uma série de oportunidades para quem precisa de emprego ainda mais agora no final do ano, quando as contas chegam ou no começo do ano também”, conclui Pimentel.

As oportunidades são para todos mesmos. O jovem Eduardo Dalabrida, de apenas 19 anos, nunca conseguiu um emprego formal, mas agora está esperançoso. “Terminei o ensino médio, moro sozinho (no Centro), trabalhei informalmente como assistente administrativo, repositor e agora tenho fé para conseguir uma vaga exatamente nessas áreas”, disse entusiasmado, enquanto aguardava a entrevista.

Hall de oportunidades

As vagas pretendidas por Dalabrida aparecem no hall de oportunidades fixado em grandes cartazes nas tendas montadas pelo Exército Brasileiro. Os empregos são para diferentes áreas e qualificações, para diversos graus e níveis de ensino também. No Mutirão Mais Emprego foram ofertadas, por exemplo, vagas para assistente administrativo, auxiliar de produção, logística, de limpeza e cozinha, operador de telemarketing, repositor de produtos, operador de retroescavadeira, servente de pedreiro, eletromecânico, na área comercial, de vendas, recursos humanos, entre muitas outras oportunidades.   

Parcerias 

O Mutirão Emprega Mais conta com a parceria entre Sine Municipal Curitiba e Agência do Trabalhador do Estado. Tem apoio ainda da Administração Regional CIC, por meio da Secretaria do Governo Municipal (SGM). FAS, Urbs, Secretaria Municipal da Saúde, Curitiba S.A, Guarda Municipal e Ceman também apóiam o evento.

Fonte: Prefeitura de Curitiba