Mutirão Emprega Mais Curitiba oferta 5 milénio vagas de empregos e recomeços profissionais

Mutirão Emprega Mais Curitiba oferta 5 mil vagas de empregos e recomeços profissionais

Mais do que uma ampla ação de empregabilidade, o mutirão Emprega Mais Curitiba, realizado nesta quarta-feira (3/4), na Terreiro Rui Barbosa, no Núcleo, oferece oportunidades para recomeços profissionais e chances reais para a retomada da organização financeira de milhares famílias.

Realizado pela Prefeitura de Curitiba em parceria com Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda (Sert), o evento oferece na Regional Matriz cinco milénio vagas de ocupação em Curitiba e na Região Metropolitana por mais de 100 empresas credenciadas, responsáveis pelo processo de recrutamento dos candidatos.  

Na cerimônia de buraco, o vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, reforçou o caráter democrático do evento e a parceria consumada entre Prefeitura de Curitiba e Governo do Estado para atender a população no contexto social e prometer oportunidades verdadeiras de ocupação, renda e trabalho.

“A Escritório do Trabalhador cá ao lado (na sede Gestão Regional Matriz) faz mutirões recorrentes para o primeiro ocupação, contratação sem experiência para dar oportunidades aos jovens, realocação profissional em todas as faixas etárias, para quem tem mais de 50 anos conseguir voltar ao mercado de trabalho, além de ofertar vagas à pessoa com deficiência. Nesta união da Prefeitura de Curitiba e Governo do Estado quem ganha é a população”, afirmou Eduardo Pimentel.

As vagas desta quarta-feira são para diversos segmentos da economia, uma vez que indústria, negócio e serviços. Aliás, nem todas as oportunidades exigem experiência profissional. Democrática, a oferta de trabalho também inclui todos os níveis de escolaridade aos candidatos.

A seleção das companhias inscritras no mutirão vai até as 16h na Terreiro Rui Barbosa, mas as senhas são distribuídas até as 13h.

Distinção social

O secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, destacou a relevância do trabalho para restabelecer a distinção das famílias na sociedade e também os avanços de Curitiba e do Paraná no campo da empregabilidade.

“Com o trabalho, você completa a distinção da sua família. O Paraná, maior celeiro de empregabilidade do Brasil, na última sexta-feira passou o Rio de Janeiro, que tem quase o duplo da população paranaense, no Cadastro Universal de Empregados e Desempregados (Caged), ficando detrás somente de São Paulo e Minas Gerais, com muito mais habitantes”, ressaltou.

Mural de oportunidades

Os painéis com as vagas expostas no mural de empregos, nas paredes da Rua da Cidadania acenderam aos olhos da candidata Lourdes de Sousa Lima, de 57 anos e moradora de São José dos Pinhais.

“Eu estou esperançoso, são muitas vagas e possibilidades de entrevistas. Estou em procura de alguma vaga para doméstica, facilitar de limpeza ou produção. Vou transpor daqui com um ocupação e isso vai me ajudar muito a remunerar as contas”, disse Lourdes, que está fora do mercado de trabalho há dois meses.

Crédito garantida

Com o mesmo pensamento positivo estava o candidato Dário Almeida, 37 anos, morador do Núcleo de Curitiba. “Estou muito esperançoso e um evento uma vez que esse incentiva as pessoas a não desistirem e permaneceram à procura de trabalho e chances reais”, disse.

Sem colocação profissional há dois meses, Almeida procura uma vaga nas áreas de controladoria ou segurança empresarial. “Vou fazer várias entrevistas, se for preciso, para prometer uma novidade oportunidade de trabalho”, disse.

Contratações seguras

Mas de 100 empresas participam do processo de seleção no mutirão Emprega Mais Curitiba. O Grupo Ferragens Negrão aderiu ao evento pela terceira vez. Segundo a recrutadora Kátia Ribeiro, a ação está muito muito organizada, cada vez mais profissional e permite uma oferta diversa de candidatos para diferentes vagas.

“Sem falar no ótimo trabalho de divulgação, seleção e indicação dos candidatos. Nós, do Grupo Ferragens Negrão, já contratamos 15 pessoas para oportunidades em áreas técnicas e de produção”, destacou.

25 anos de serviços

O gerente da Escritório do Trabalhador de Curitiba, Rafael Santos, completou exatamente 25 anos de atuação na organização nesta quarta. Bastante emocionado, destacou a relevância de ajudar a recolocação profissionais de tantos trabalhadores e, consequentemente, famílias curitibanas e paranaenses, neste período de função.

“É realmente para laurear (tempo de trabalho na Escritório do Trabalhador de Curitiba) esse mutirão de ocupação, o maior de Curitiba. Fortuna a todos, eu continuo à disposição e vou permanecer o dia todo com vocês”, afirmou.

*Créditos imagens e informações Prefeitura de Curitiba