Na Oficina de Música, Oficina Verde discute produção de eventos sem geração de resíduos

Na Oficina de Música, Oficina Verde discute produção de eventos sem geração de resíduos


A produção de eventos sem geração de lixo é um dos grandes desafios de quem atua no setor. Pensando nisso, a gestão de resíduos em eventos culturais foi um dos temas dos cursos da Oficina Verde, programação da Oficina de Música 2022. Os interessados puderam ouvir a bióloga Jessica Pertile na tarde desta quarta-feira (6/7), na Cinemateca de Curitiba

Com experiência de gestão de resíduos em um evento musical independente por oito anos, Jéssica entende as dificuldades e percebe que são raros os eventos que fazem o trabalho de forma correta e eficiente. 

“A ideia do curso é que cada um saia com um pré-planejamento que funcione desde uma festa de aniversário a um grande show para um evento sem geração de lixo”, explicou a também voluntária do Instituto Lixo Zero. De acordo com ela, o resíduo deve ser o item número um na lista de uma produção.

Atrás de troca de experiências e novas ideias, a produtora de eventos Patrícia Lisboa, que já busca colocar itens reutilizáveis em seus trabalhos, era uma das alunas desta tarde. Para ela, esse tipo de abordagem é obrigatória, principalmente em uma cidade como Curitiba.

“Fomos uma das primeiras capitais do país a tratar de reciclagem”, comentou. 

Sustentroca

Jéssica lembrou, ainda, que a Oficina Verde termina com um grande evento voltado ao consumo consciente. Trata-se da terceira edição da Sustentroca, uma feira de trocas que vai fechar a programação no sábado (9/7), também na Cinemateca de Curitiba. 

“Todos estão convidados, mas esperamos também o público da cultura, para que troquem entre si figurinos e equipamentos que não usem mais, reduzindo o descarte”, disse. 

Últimos dias

A programação da Oficina de Música vai até domingo (10/7) e pode conferida no site www.oficinademusica.curitiba.pr.gov.br. O evento musical também integra a programação Inverno Curitiba 2022.

Parcerias

A 39ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização da Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo Pátria Amada Brasil, com apoio da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, do Banco Nacional de Desenvolvimento de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Sistema Fiep/Sesi e patrocínio da Volvo do Brasil.

Também apoiam o evento: Centro Cultural Teatro Guaíra, Comunidade Evangélica Luterana Igreja de Cristo, Família Farinha, Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Campus Curitiba I da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Teatro Regina Casillo e Lamusa-UFPR e Rádio Educativa 91.7 FM.

Inverno Curitiba

O Inverno Curitiba 2022 é uma iniciativa da Prefeitura para promover a cidade como destino turístico. Reúne atividades culturais, gastronômicas, de economia criativa, esporte e lazer, de sustentabilidade e inovação dos setores público e privado. A programação começa no dia 15 de junho, vai até 31 de julho e pode ser conferida no portal Inverno Curitiba.

Fonte: Prefeitura de Curitiba