Natal de Curitiba na Rua XV já reflete no comércio, que registra aumento de até 70% nas vendas

Natal de Curitiba na Rua XV já reflete no comércio, que registra aumento de até 70% nas vendas

Com decorações natalinas encantadoras, feirinha, roda-gigante e atrações com datas marcadas, os comerciantes da Rua XV de Novembro já estão percebendo um aumento significativo no movimento. As vendas cresceram até 70% em relação aos meses anteriores. A época também demanda acréscimos às equipes e aumento nos horários de funcionamento, para aproveitar ao máximo as oportunidades de vendas.

O charme de um dos pontos de encontro favoritos de curitibanos e turistas fica ainda mais em evidência com as luzes natalinas e decorações temáticas, atraindo cada vez mais gente para os passeios ao ar livre e comprinhas de fim de ano. “A decoração valoriza muito a rua, é muito bom ver ela sendo bem aproveitada, porque chama o pessoal pra cá, aumenta o movimento”, destaca o proprietário da Revistaria Vilella, Lucas Pedrosa de Araújo.

O comerciante relata que a mudança no número de pessoas na rua é perceptível. “Estamos aumentando o horário de funcionamento organicamente. Domingo passado eu vim trabalhar na expectativa de fechar às 20h, mas já estava chegando 23h e ainda estávamos atendendo”, diz Lucas.

Nas lojas o aumento também é percebido, como é o caso da loja Espaço Flor, próxima ao Palácio Avenida, que registrou um faturamento 30% maior em relação a novembro de 2022, e a expectativa é que continue aumentando. O estabelecimento que vende roupas femininas contratou mais três funcionárias para ajudar no período de fim de ano e planeja começar a abrir também nos domingos, a partir do dia 10.

“O Natal, sem sombra de dúvida, está sendo muito proveitoso para nós, e esperamos que nos próximos dias seja ainda mais. Estamos prevendo um aumento de pelo menos 35% a 40% em dezembro”, conta a gerente da loja, Luana Souza.

Setor gastronômico em alta

O passeio pela XV não dispensa apreciar as clássicas opções gastronômicas, como o Café Avenida, na Boca Maldita. A equipe do estabelecimento relata que o movimento já aumentou 70%, principalmente por conta dos turistas que vêm aproveitar a programação do Natal curitibano.

O café, que atendia de segunda a sexta das 7h às 19h, agora abre de domingo a domingo sem hora pra fechar. “O Natal aumentou muito nosso movimento, agora a gente fica aberto enquanto houver cliente na rua, então por volta das 22h, 23h ainda estamos por aqui atendendo”, relata a proprietária, Rosilene dos Santos.

Rosilene também conta que precisou fazer novas contratações para ajudar no café, e mesmo assim o trabalho é puxado. “Para os dias de apresentações minha família já está convocada a ajudar”, comenta.

Para o dono do tradicional Bar Mignon, Paulo Roberto Cordeiro, o Natal é sempre uma época movimentada. Ele administra o estabelecimento da sua família há três décadas e conta que em dezembro a Rua XV ganha outra cara. “Agora em dezembro, que o pessoal recebe o décimo terceiro, é que o povo vem pra rua curtir e o movimento aumenta. A expectativa é que melhore ainda mais”, conta Paulo.

Fonte: Prefeitura de Curitiba