Networking é uma boa estratégia para ampliar os negócios

Networking é uma boa estratégia para ampliar os negócios


O empreendedor deve se colocar à frente do seu negócio e aumentar o leque de relacionamentos para ampliar as oportunidades da sua empresa.

O conselho é do consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR), Rodrigo Feyerabend, que ministra a capacitação “Encontro de Negócios – venha fazer um networking com a gente”, uma parceria com a Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, que faz parte do ecossistema de economia criativa e tecnologia Vale do Pinhão.

 

Espaços Empreendedor

As capacitações nos bairros são oferecidas pelos Espaços Empreendedor que estão presentes em nove das dez Ruas de Cidadania (veja os endereços no link).

Os Espaços são a porta de entrada para quem quer formalizar um negócio em Curitiba e se tornar um microempreendedor individual (MEI), fazer o encerramento do MEI, a declaração anual e obter informações contábeis sobre a empresa, como débitos em aberto e formas de quitação.

Networking é a ação de trabalhar a rede de contatos, trocando informações relevantes com base na colaboração e ajuda mútua.

“Muita gente tem necessidade de ajustar o modelo de negócio e este tipo de evento pode resolver estas diferenças. Também ajuda a conhecer outros empresários e dessa relação podem surgir negócios”, explicou o consultor do Sebrae, Rodrigo Feyerabend, que tem percorrido as regionais apresentando esta temática.

Muito a ganhar

Os benefícios para a empresa são muitos: o networking dá acesso a oportunidades de negócio, parcerias e clientes; facilita o recrutamento de profissionais alinhados à missão e valores da empresa; aumenta as chances de escalar e expandir o empreendimento e aproxima o empreendedor de quem implementou cases de sucesso.

Resolvendo as dores

Rodrigo defende que é preciso incentivar os empresários para que participem mais de momentos como este, que são gratuitos e trazem oportunidades de ampliar os negócios.

“Resolver a dor de alguém pode ser também solução para as suas próprias dores. Aumentar o leque de relacionamento, encontrar soluções para dinamizar os negócios sempre buscando uma relação ganha-ganha, no sentido colaborativo, tudo isso representa amadurecimento e uma forma melhor de se posicionar no mercado”, explicou.

Nelson Pizzato, sócio da start up Quero Lar, de locação imobiliária totalmente online, já participou de várias capacitações da Agência Curitiba de Desenvolvimento e sempre busca aquelas ofertadas pelo Espaço Empreendedor. “Eu vim aqui para divulgar minha empresa e também conhecer outros empresários”, ensina.

Novidades

Com a finalidade de ampliar o fomento do comércio e empreendedorismo nos bairros, a Agência Curitiba de Desenvolvimento está programando a ampliação das capacitações nas Ruas da Cidadania em 2023. O objetivo é oferecer sempre às quartas-feiras palestras e rodadas de negócios com temas relacionados ao empreendedorismo.

 

Fonte: Prefeitura de Curitiba