Novos conselheiros tutelares de Curitiba tomam posse; vice-prefeito Eduardo Pimentel participa da solenidade

Novos conselheiros tutelares de Curitiba tomam posse; vice-prefeito Eduardo Pimentel participa da solenidade

O vice-prefeito de Curitiba e secretário Estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, participou nesta quarta-feira (10/1) da solenidade de posse dos conselheiros tutelares das dez regionais da capital. O evento, realizado no Parque Barigui, foi conduzido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comtiba) e contou com a homologação do resultado final do processo unificado de escolha, além da nomeação dos conselheiros conforme o Decreto 17/2024.

Pimentel destacou a relevância do trabalho dos conselheiros na proteção dos direitos das crianças e adolescentes da capital.

“A missão que vocês têm é uma das mais nobres porque vocês cuidam das nossas crianças e dos nossos adolescentes, que são o nosso bem principal. Nós não podemos permitir que no ano de 2024 crianças ou adolescentes sejam molestados, violentados fisicamente ou psicologicamente e nem que sejam abandonados. E o trabalho de vocês é fundamental para isso”, afirmou o vice-prefeito.

O presidente do Comtiba, Renan Gustavo Costa Ferreira, ressaltou a importância do evento como um dia de conquista social. “É o momento que estaremos apoiando cada conselheiro eleito para o exercício do cargo. O Conselho Tutelar desempenha um papel crucial na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, e contar com a presença do vice-prefeito Eduardo Pimentel destaca o compromisso da gestão municipal com essa causa”, declarou Ferreira.

A presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Maria Alice Erthal, enfatizou a importância da integração entre os órgãos responsáveis pela promoção dos direitos infantojuvenis. “A Fundação de Ação Social está comprometida em trabalhar em conjunto com o Conselho Tutelar para garantir o bem-estar das crianças e adolescentes de Curitiba. Esta parceria é fundamental para construirmos uma cidade mais justa e acolhedora para todos”, destacou.

A posse dos conselheiros tutelares, regida pela Lei nº. 14.655/2015 e Resolução Comtiba nº. 237/2015, reforça o compromisso da gestão municipal em fortalecer as ações de proteção às crianças e adolescentes. O evento foi marcado pela união de esforços em prol de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Presenças

Participaram da posse o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Pijak Jr.; a representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Vilma Saraiva; o diretor do Departamento de Estratégias de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Felipe Thiago de Jesus; os administradores regionais do Bairro Novo, Fernando Werneck, do Cajuru, Narciso Doro Jr., do Portão, Gerson Gunha, e do CIC, Raphael Keiji; e os vereadores Tico Kusma, Mauro Bobato, Nori Seto, Oscalino do Povo, Sidnei Toaldo, Rodrigo Reis, Beto Moraes, Osias Moraes, Giorgia Prates, Ezequias Barros e Sabino Picolo.

Fonte: Prefeitura de Curitiba